Reforçado atendimento a doentes com Covid-19 no Grande Maputo

 

O Ministério da Saúde (MISAU) acaba de reforçar a capacidade de atendimento de doentes com Covid-19 na região Metropolitana de Maputo, com a entrada em funcionamento do centro de isolamento do Hospital Geral de Mavalane.
A medida vem responder ao aumento da demanda de pacientes com Covid-19 internados nas unidades de tratamento, nos últimos dias. Até 1 de Junho, as autoridades contabilizavam 14 doentes sob cuidados hospitalares, cifra que subiu para 176 pacientes, nas últimas 24 horas.
Na província de Tete, onde também se regista uma subida de internados, o sector está a preparar a transferência de doentes para o Centro de Saúde II, com capacidade para 70 camas, contra os 38 leitos existentes na unidade em funcionamento.
A directora nacional de Assistência Médica, Luísa Panguene, revelou que 18 pacientes encontram se internados no centro de isolamento da cidade de Tete, situação que coloca em teste a capacidade de acolhimento na região.
Segundo Panguene, o Hospital Geral de Mavalane está a ser preparado para receber até 320 doentes com complicações ligadas a Covid-19 e está em funcionamento, desde segunda-feira, uma enfermaria com capacidade para 60 camas.
“Tivemos o primeiro doente internado na segunda-feira e esta tarde (ontem), chegaram mais cinco pacientes transferidos da enfermaria de trânsito do Hospital Central de Maputo. Estamos também a preparar uma tenda com capacidade para 170 doentes e está pronta para atender pacientes caso a demanda continue a crescer”, afirmou Panguene.
A dirigente alertou para uma maior atenção a alguns sinais que doentes em isolamento domiciliar apresentam e que podem ser indicativos da necessidade de internamento. O cansaço, dificuldades respiratórias e dificuldade para caminhar são sinais de que o paciente precisa de ser levado à unidade sanitária.
Numa altura em que o país regista uma tendência crescente de casos, internamentos e óbitos devido à doença, Panguene recomenda ao consumo de alimentos que fortaleçam o sistema imunológico, com destaque para saladas cruas e fruta.
Entretanto, os dados de actualização diária da Covid-19 apontam para a entrada, entre segunda-feira e ontem, de 50 pacientes com complicações ligadas a doença e o registo de três vítimas mortais na cidade e província de Maputo.
No mesmo período, as autoridades diagnosticaram 406 casos do novo coronavírus, elevando para 75.828 o cumulativo de pessoas que já foram infectadas.
Dos centros de isolamento, saíram 29 doentes que deverão prosseguir com o tratamento em suas casas. De acordo com o MISAU, 36 pacientes foram declarados recuperados. Assim, o país soma 3.766 casos activos e 872 óbitos devido à doença.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol