Lançadas em Maputo as celebrações dos 60 anos da fundação da FRELIMO

 

Lançadas, na última sexta-feira em Maputo, as celebrações dos 60 anos da fundação da FRELIMO, a serem celebradas a 25 de Junho de 2022.
O acto, que coincidiu com a inauguração do edifício da sede nacional da FRELIMO e das celebrações do quadragésimo-sexto aniversário da independência nacional, foi orientado pelo Presidente do partido, Filipe Jacinto Nyusi.
Na ocasião, o Presidente da FRELIMO disse que a celebração simultânea dos aniversários do partido e da independência nacional, não é uma mera coincidência.
Para Filipe Nyusi, estas duas realidades não podem ser dissociadas.
“É a FRELIMO que construiu a ideia de uma nação moçambicana, soberana, una e indivisível. Desde a ocupação estrangeira os moçambicanos sempre desenvolveram diversas formas de luta contra o colonialismo e não tiveram sucesso devido ao seu carácter isolado e esporádico. 
A fundação da FRELIMO representa o auge da consciência nacionalista, a forma original e genuína de organização e união dos moçambicanos, sem distinção entre regional, racial, religiosa ou social, na árdua luta conta o colonialismo”, disse.
Neste dia em que se celebram os 46 anos da Independência Nacional, o Presidente da República, Filipe Nyusi garantiu que as Forças de Defesa e Segurança vão intensificar as suas operações no combate aos terroristas na província de Cabo Delgado. Realçou que os terroristas serão enfrentados com bravura e de forma destemida.
O lançamento das comemorações contou com a participação de membros do partido a vários níveis, com destaque para o Presidente Honorário da FRELIMO, Joaquim Alberto Chissano, e o Secretário-geral da FRELIMO, Roque Silva Samuel.
Importa referir que a celebração que teve as cerimónias centrais na capital do país, teve o devido acompanhamento aos níveis provinciais, distritais, dos Comités de zona e Células, orientados pelos respectivos chefes das brigadas, dentro do espírito de irmandade, união, e coesão, que habitualmente caracteriza o partido FRELIMO.
A celebração dos 60 anos será com o lema “60 Anos da FRELIMO, Consolidando a Unidade Nacional, Promovendo a Paz e o Desenvolvimento de Moçambique”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM