Moçambique confiante na eleição para o Conselho de Segurança da ONU

 

Moçambique está confiante na sua eleição para membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) para o período 2023-2024, acto agendado para o próximo ano.
O optimismo assenta no facto de a candidatura ter merecido apoio total da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e também do endossamento da União Africana e da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).
Segundo a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo Dhlovo, Moçambique tem igualmente recebido promessas de apoio de outros países.
A chefe da diplomacia moçambicana falava, há dias, na reunião com representantes das missões diplomáticas acreditadas em Maputo.
Apesar das garantias já recebidas, Verónica Macamo reiterou o pedido para os diplomatas serem também embaixadores da candidatura de Moçambique junto dos seus países, bem como das regiões em que estão integrados.
Assegurou que como membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o país honrará o apoio através da clara visão e missão de busca da paz, estabilidade e segurança no mundo, protecção dos direitos humanos, erradicação da fome e da pobreza extrema.
Vai ainda empenhar-se no combate a todas as formas de discriminação do homem, contribuir para a exploração sustentável dos recursos naturais, proteger e preservar o meio ambiente e assegurar o respeito pela soberania, integridade e autodeterminação dos povos.
Aproveitou a ocasião para agradecer os países da região e da União Africana, bem como os parceiros de cooperação pelo apoio à candidatura de Moçambique. “No entanto, estamos cientes de que o trabalho a realizar para o alcance do nosso objectivo de ser eleitos por uma maioria confortável nas Nações Unidas ainda é imenso”, disse.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas é composto por 15 membros, cinco permanentes e 10 não-permanentes, eleitos por mandatos de dois anos e em que cinco são substituídos em cada ano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol