Filipe Jacinto Nyusi interage com Presidente do Conselho Europeu

 

O Presidente da República, Filipe Nyusi, manteve no dia 07 de Junho, a partir do seu Gabinete em Maputo, um encontro virtual com o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, no quadro das excelentes relações de cooperação e de parceria entre as duas partes.
De acordo com um comunicado da Presidência da República, durante o encontro as duas personalidades trocaram informações sobre o estágio da cooperação e parceria entre Moçambique e a União Europeia e congratularam-se com o excelente nível de implementação dos programas bilaterais e multilaterais.
O estadista moçambicano partilhou informações sobre a evolução da situação de segurança no país, sobretudo quanto aos esforços do Governo para fazer face aos ataques terroristas em alguns distritos de Cabo Delgado, congratulando-se pela disponibilidade de apoio da União Europeia.
O Presidente da República partilhou, igualmente informações sobre outros parceiros que mostram interesse e disponibilidade em complementar os esforços do Governo moçambicano na luta contra o terrorismo.
O comunicado da Presidência da República refere ainda que os dois dignitários congratularam-se com a visita bem-sucedida da equipa técnica da União Europeia, de 19 a 28 de Maio último, que além de manter contactos com as entidades competentes visitou a província de Cabo Delgado.
O Presidente do Conselho Europeu agradeceu pela recepção da equipa técnica e informou estar em preparação adecisão do apoio concreto a ser prestado pela União Europeia a Moçambique, no quadro de uma abordagem integrada que comporta aspectos de segurança, desenvolvimento e a acção humanitária.
Nyusi e Michel trocaram também informações sobre as medidas de prevenção da propagação da Covid-19, tendo o Presidente da República partilhado os esforços do seu Governo na mitigação dos impactos desta pandemia, congratulando-se por estas estarem a surtir os efeitos desejados, no sentido de reduzir o número de infecções, internamentos e óbitos.
O Presidente do Conselho Europeu manifestou a solidariedade da União Europeia, bem como informou sobre a disponibilidade da sua organização em prestar apoio a Moçambique e aos países africanos na disponibilização de vacinas e outras intervenções de resposta à Covid-19 no continente africano. 
Os dois dirigentes comprometeram-se a continuar a trabalhar juntos para impulsionar a cooperação profícua entre Moçambique e a União Europeia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol