Governo aprova donativo de 115 milhões de dólares para resposta a Covid-19

 

Cento e quinze milhões de dólares norte-americanos serão disponibilizados para materializar o projecto estratégico de preparação e resposta à Covid-19 no país.
Para tal, o Governo aprovou ontem duas resoluções que ratificam os acordos de donativo celebrados com a Associação de Desenvolvimento Internacional (IDA), no dia 23 deste mês, sendo um no valor de 100 milhões e o outro de 15 milhões de dólares.
A porta-voz da 22ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, Ludovina Bernardo, anotou que os dois projectos têm por objectivo apoiar na aquisição, gestão e implementação de vacinas contra a Covid-19, bem como fortalecer a preparação, resposta e capacidade do Sistema Nacional de Saúde (SNS).
Explicou que neste momento decorrem acções de transferência do valor para o SNS e caberá ao Ministério da Saúde elaborar o plano específico de aquisição dos imunizantes e definir o grupo-alvo a vacinar.
Na mesma sessão, o Governo apreciou o balanço e a perspectiva da aplicação das medidas de prevenção do novo coronavírus, tendo constatado com “grande preocupação” a continuidade do incumprimento do estabelecido.
Por isso, chama, mais uma vez, à sociedade para o cumprimento das orientações da Saúde, de modo a evitar-se um maior número de contaminações e propagação da doença no país.
“Apelamos que todos continuemos a disseminar as medidas de prevenção para que estas sejam cumpridas e que possamos evitar a ruptura do nosso Sistema Nacional de Saúde”, disse a porta-voz da sessão.
Entretanto, na mesma sessão, o Conselho de Ministros deu nota positiva ao percurso do projecto do quinto concurso para a prospecção e pesquisa de hidrocarbonetos (petróleo e gás) que estão a ser realizados no âmbito dos contratos de concessão firmados em 2018, nas áreas de Angoche, Bacia do Zambeze, Temane e Pande.
“Estão envolvidos neste projecto cerca de 229 milhões de dólares. Os concursos foram assinados para um período de execução de oito anos e o cronograma que foi estabelecido para o efeito está sendo cumprido, não obstante a questão de alguns atrasos resultante das restrições impostas pela Covid-19”, sublinhou.
Ainda nesta sessão, o Executivo diz que recebeu com agrado o projecto de transporte “FUTRAN Cidade de Maputo”, pois acredita que contribuirá para a melhoria da mobilidade nesta região do país. Estima-se que, no âmbito da iniciativa, seja possível transportar 12 mil pessoas por hora.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol