Governo aprova donativo de 115 milhões de dólares para resposta a Covid-19

 

Cento e quinze milhões de dólares norte-americanos serão disponibilizados para materializar o projecto estratégico de preparação e resposta à Covid-19 no país.
Para tal, o Governo aprovou ontem duas resoluções que ratificam os acordos de donativo celebrados com a Associação de Desenvolvimento Internacional (IDA), no dia 23 deste mês, sendo um no valor de 100 milhões e o outro de 15 milhões de dólares.
A porta-voz da 22ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, Ludovina Bernardo, anotou que os dois projectos têm por objectivo apoiar na aquisição, gestão e implementação de vacinas contra a Covid-19, bem como fortalecer a preparação, resposta e capacidade do Sistema Nacional de Saúde (SNS).
Explicou que neste momento decorrem acções de transferência do valor para o SNS e caberá ao Ministério da Saúde elaborar o plano específico de aquisição dos imunizantes e definir o grupo-alvo a vacinar.
Na mesma sessão, o Governo apreciou o balanço e a perspectiva da aplicação das medidas de prevenção do novo coronavírus, tendo constatado com “grande preocupação” a continuidade do incumprimento do estabelecido.
Por isso, chama, mais uma vez, à sociedade para o cumprimento das orientações da Saúde, de modo a evitar-se um maior número de contaminações e propagação da doença no país.
“Apelamos que todos continuemos a disseminar as medidas de prevenção para que estas sejam cumpridas e que possamos evitar a ruptura do nosso Sistema Nacional de Saúde”, disse a porta-voz da sessão.
Entretanto, na mesma sessão, o Conselho de Ministros deu nota positiva ao percurso do projecto do quinto concurso para a prospecção e pesquisa de hidrocarbonetos (petróleo e gás) que estão a ser realizados no âmbito dos contratos de concessão firmados em 2018, nas áreas de Angoche, Bacia do Zambeze, Temane e Pande.
“Estão envolvidos neste projecto cerca de 229 milhões de dólares. Os concursos foram assinados para um período de execução de oito anos e o cronograma que foi estabelecido para o efeito está sendo cumprido, não obstante a questão de alguns atrasos resultante das restrições impostas pela Covid-19”, sublinhou.
Ainda nesta sessão, o Executivo diz que recebeu com agrado o projecto de transporte “FUTRAN Cidade de Maputo”, pois acredita que contribuirá para a melhoria da mobilidade nesta região do país. Estima-se que, no âmbito da iniciativa, seja possível transportar 12 mil pessoas por hora.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM