Apurados os três jornalistas que vão representar a classe no CSCS

 

Os jornalistas Eliseu Bento, da Sociedade do Notícias; Suzana Espada, da Televisão de Moçambique; e Alexandre Chiúre são os três apurados para representar a classe, ao longo dos próximos cinco anos, no Conselho Superior da Comunicação Social (CSCS), segundo anúncio feito ontem em Maputo.
Foram submetidas seis candidaturas, três pelo Sindicato Nacional de Jornalistas, nomeadamente Suzana Espada, Vitorino Xavier e Eliseu Bento, enquanto o MISA Moçambique apresentou Armando Nhantumbo, Celestino Joanguete e Alexandre Chiúre.
Para garantir a transparência do processo, o CSCS criou um comité eleitoral constituído por cinco membros provenientes de diferentes sectores, designadamente Lorena Mazive, que presidiu o comité, Amadeu Uqueio, Eduardo Sitoe, Rogério Sitoe e José Macaringue.
Segundo Lorena Mazive, no anúncio dos resultados, era missão do comité dirigir todo o processo que começou com uma análise documental e depois as entrevistas, algumas presenciais e outras virtuais, dependendo das condições oferecidas.
Disse ainda que, dos apurados, Eliseu Bento e Suzana Espada representam o Sindicato Nacional de Jornalistas e Alexandre Chiúre o MISA Moçambique.
O presidente do CSCS, Tomás Viera Mário, indicou que o órgão validou os três nomes apurados pelo comité eleitoral, aos quais se juntam outros dois indicados pela Associação de Empresas Jornalísticas e pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial, nomeadamente Jeremias Langa, do Grupo SOICO, e José Macaringue.
Na semana passada, a Assembleia da República (AR) apurou quatro membros para o Conselho Superior da Comunicação Social indicados pelos partidos políticos com maior representação parlamentar.
Trata-se de José Guerra dos Santos Simão, Jorge da Conceição Matinee Cármen de Lizi dos Santos, indicados pela Frelimo,e João de Brito Munguambe, pela Renamo. Aguarda-se por outros dois a serem designados pelo Presidente da República para completar os onze membros que compõem o órgão.
O Conselho Superior da Comunicação Social é um órgão de disciplina e consulta que assegura a independência dos meios de comunicação social no exercício dos direitos à informação, liberdade de imprensa e dos direitos de antena e de resposta.
Entre outras funções, esta entidade emite parecer prévio à decisão de licenciamento, pelo Governo, de canais privados de rádio e televisão, assim como intervém na nomeação e exoneração de directores-gerais dos órgãos de comunicação social do sector público, nos termos da lei.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol