Moçambique e Cabo Verde analisam apoio da CPLP

 

O Apoio da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP) na luta contra o terrorismo foi um dos temas do encontro virtual que a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, manteve com o seu homólogo cabo-verdiano, Rui Alberto Soares.
Na ocasião, o ministro cabo-verdiano, também presidente em exercício do Conselho de Ministros da CPLP, disse que esta organização secoloca disposição do Governo moçambicano para “aquilo que for necessário”.
Por sua vez, a ministra Verónica Macamo partilhou as informações sobre os últimos desenvolvimentos políticos no país, no quadro das recentes cimeiras da Dupla Troika da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizadas em Maputo.
A propósito destes encontros, uma comissão técnica da SADC chega ao país esta semana para avaliar a dimensão da ameaça terrorista que o país enfrenta, de modo a determinar o tipo de apoio a ser prestado para erradicar o fenómeno que assola a província de Cabo Delgado desde 2017.
Este grupo de trabalho deverá elaborar e apresentar, na próxima sessão extraordinária da Dupla Troika da SADC, a realizar-se nos dias 28 e 29 de Abril corrente, em Maputo, um relatório operacional que vai determinar os mecanismos de intervenção ou assistência que se podem prestar ao país para fazer face ao terrorismo.
Durante as reuniões, a secretária-executiva da SADC, Stergomena Lawrence Tax, afirmou que o problema do terrorismo em Moçambique era uma ameaça para a estabilidade e para a segurança em toda a região austral.
Lembrou, por isso, que a solução do combate a este fenómeno deveria envolver a todos os países da SADC, através de diversas formas de apoio que se pode prestar ao Governo de Moçambique.   
Para além do terrorismo, o estado da pandemia do novo coronavírus em Moçambique e em Cabo Verde foi também um dos assuntos que preencheu a troca de impressões entre os dois ministros.
Ambos governantes reafirmaram o interesse de revitalizar e fortalecer as relações bilaterais de amizade e cooperação entre Moçambique e Cabo Verde, alargando as áreas de cooperação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol