Governo aprimora políticas para industrialização

 

O Governo reafirma seu compromisso de continuar a aprimorar as políticas fiscais, monetárias e sectoriais, com vista a facilitar a realização de investimento nacional e estrangeiro, bem como dinamizar a industrialização no país.
Ao priorizar a industrialização, o Executivo tem em vista estimular a produção nacional, substituir as importações e promover a diversificação da economia do país.
O compromisso foi reafirmado ontem, 19 de Abril, em Maputo, pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, na abertura de um seminário económico organizado pelo Ministério da Indústria e Comércio, sob o lema “Industrialização integrada: alinhamento estratégico e operacional”.
A iniciativa constitui uma plataforma para que os investigadores, analistas e formuladores de políticas partilhem e troquem experiências que constituirão subsídios valiosos para o aprimoramento da Estratégia Nacional de Industrialização.
Segundo Carlos Agostinho do Rosário, o Governo tem concebido e implementado iniciativas de política económica visando ao desenvolvimento da cadeia de valor dos diferentes sectores da economia, principalmente os da agricultura, pescas, recursos minerais e florestais.
Para o desenvolvimento da cadeia de valor da agricultura, de acordo com o governante, o Executivo tem apostado no agro-processamento de modo a fortalecer as ligações entre este sector e a indústria, contribuindo para a redução de perdas pós-colheita e melhorando a conservação e qualidade dos produtos agrários.
“Com a promoção da industrialização, queremos criar condições para que o nosso país aumente a produção de bens manufacturados de maior valor acrescentado e deixe de depender da produção de produtos primários”, disse.
De acordo com o Primeiro-Ministro, a industrialização proporciona, igualmente, oportunidades para o aumento da exportação de produtos manufacturados e substituição de importações, gerando ganhos e poupança em moeda externa.
O Executivo acredita que, ao promover a industrialização, estará a diversificar a economia, a dinamizar a transformação local dos recursos naturais, a gerar mais oportunidades de emprego e renda, sobretudo para jovens e mulheres.
Acrescentou que o Governo continuará ainda a promover parcerias público-privadas, bem como a realizar investimento público de suporte ao investimento privado, incluindo investimento em capital humano, infra-estruturas de logística e melhoria do acesso e da qualidade de energia eléctrica.
Com estes investimentos públicos, segundo Carlos Agostinho do Rosário, o Executivo pretende reduzir os custos de produção e promover a conectividade dos diferentes mercados, concorrendo para a melhoria da competitividade do sector industrial.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol