PGR no Parlamento

 

A Procuradora-geral da República, Beatriz Buchilli, se encontra desde hoje, 28 de Abril, na Assembleia da República para prestar a informação anual da instituição sobre o estado geral do controlo da legalidade no país.
Buchilli vai fazer uma descrição sobre a organização interna do Ministério Público, controlo da legalidade e direitos humanos, criminalidade, prevenção e combate à corrupção, recuperação de activos, desempenho processual, cooperação jurídica e judiciária internacional, traçando igualmente as perspectivas instituições. A magistrada vai ao Parlamento ao abrigo do dispostos nos artigos 238, número 3 da Constituição da República.
No seu informe, de aproximadamente 160 páginas, a Procuradora-geral vai fazer menção aos ataques terroristas que assolam a província de Cabo Delgado, incidindo fundamentalmente sobre as comunidades residentes nos distritos de Macomia, Quissanga, Ibo, Nangade, Mocímboa da Praia e Palma, onde, aliás, ocorrem assassinatos macabros de cidadãos e destruições de infra-estruturas públicas e privadas, provocando a fuga da população para lugares relativamente seguros.
A superlotação das cadeias, as actividades desenvolvidas pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal, a assistência jurídica e judiciária, a criminalidade, os raptos e sequestros são, de entre outros, alguns dos principais temas a aflorar no seu informe anual à magna Casa do Povo. Aqui importa referir que em menos de uma semana o país registou quatro crimes de rapto que aguardam esclarecimento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM