Maputo acolhe cimeira sobre segurança regional

 

A CAPITAL moçambicana acolheu hoje08 de Maço, a Cimeira da dupla Troika da SADC para avaliar a situação da segurança no país, confirmou ontem o Chefe do Estado.
Filipe Nyusi afirmou que no encontro serão definidos, em conjunto, mecanismos para a erradicação do terrorismo na região.
Segundo o estadista moçambicano, o evento deverá deliberar sobre a situação de instabilidade no norte do país, resultante da acção de grupos terroristas e do extremismo violento, bem como as modalidades concretas de apoio regional para a sua erradicação.
O evento será dirigido pelo Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, e contará com a presença dos seus homólogos da África do Sul - Cyril Ramaphosa, do Zimbabwe - Emmerson Mnangagwa, do Malawi Lazarus Chakwera e da Tanzania - Samia Suluhu, além da secretária-executiva da SADC, Stergomena Tax.
A delegação moçambicana será chefiada pelo Presidente da República e integrará os ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação - Verónica Macamo, da Defesa - Jaime Neto do Interior - Amade Miquidade e o Chefe do Estado-Maior General das FADM - Joaquim Mangrasse.
Recentemente, o estadista tswana, que é igualmente Presidente do Órgão de Cooperação para a Política, Defesa e Segurança da SADC, disse que os ataques em Moçambique constituem uma afronta à paz e segurança não só para Moçambique, como também para a região e a comunidade internacional como um todo.
Segundo fontes oficiais, os ataques terroristas, que iniciaram em Outubro de 2017, já provocaram a morte de mais de 2500 pessoase forçaram outras 650 mil a procurar refúgio em zonas mais seguras.
O último ataque ocorreu a 24 de Março na vila-sede de Palma e culminou com a morte de dezenas de pessoas e mais de nove mil deslocados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol