Maputo acolhe cimeira sobre segurança regional

 

A CAPITAL moçambicana acolheu hoje08 de Maço, a Cimeira da dupla Troika da SADC para avaliar a situação da segurança no país, confirmou ontem o Chefe do Estado.
Filipe Nyusi afirmou que no encontro serão definidos, em conjunto, mecanismos para a erradicação do terrorismo na região.
Segundo o estadista moçambicano, o evento deverá deliberar sobre a situação de instabilidade no norte do país, resultante da acção de grupos terroristas e do extremismo violento, bem como as modalidades concretas de apoio regional para a sua erradicação.
O evento será dirigido pelo Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, e contará com a presença dos seus homólogos da África do Sul - Cyril Ramaphosa, do Zimbabwe - Emmerson Mnangagwa, do Malawi Lazarus Chakwera e da Tanzania - Samia Suluhu, além da secretária-executiva da SADC, Stergomena Tax.
A delegação moçambicana será chefiada pelo Presidente da República e integrará os ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação - Verónica Macamo, da Defesa - Jaime Neto do Interior - Amade Miquidade e o Chefe do Estado-Maior General das FADM - Joaquim Mangrasse.
Recentemente, o estadista tswana, que é igualmente Presidente do Órgão de Cooperação para a Política, Defesa e Segurança da SADC, disse que os ataques em Moçambique constituem uma afronta à paz e segurança não só para Moçambique, como também para a região e a comunidade internacional como um todo.
Segundo fontes oficiais, os ataques terroristas, que iniciaram em Outubro de 2017, já provocaram a morte de mais de 2500 pessoase forçaram outras 650 mil a procurar refúgio em zonas mais seguras.
O último ataque ocorreu a 24 de Março na vila-sede de Palma e culminou com a morte de dezenas de pessoas e mais de nove mil deslocados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM