Daniel Nivagara destaca crescimento da MORENET

 

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, destaca o crescimento da Rede de Instituições de Ensino Superior e de Investigação de Moçambique (MORENET), pelo facto de interligar, e fornecer serviços de TIC, incluindo o acesso à Internet de banda larga para 180 Instituições de Ensino Superior (IES) de investigação científica e de Ensino Técnico Profissional (ETP).
Estes pronunciamentos foram feitos ontem, 26 de Abril, durante a cerimónia de abertura da 3ª edição da Conferência Anual da MORENET. Trata-se de um evento que junta Reitores, directores das IES públicas e privadas, dirigentes das Instituições de ETP e de Investigação Científica, cujo objectivo é “reflectir sobre o papel das Redes Nacionais de Ensino, Investigação e o seu contributo no ensino e aprendizagem no contexto da pandemia do covid-19”.
De acordo com Nivagara, o Governo “estabeleceu a MORENET, para servir de plataforma nacional de partilha de recursos de TIC, na qual, instituições nacionais de ensino superior e de investigação têm acesso a ligações nacionais e internacionais de comunicação de dados de alta velocidade, permitindo o acesso e partilha de informação entre elas e com as suas congéneres internacionais”.
O dirigente disse ainda que “as IES devem trabalhar no sentido de encontrar formas, baseadas na qualidade, diversidade, relevância dos programas de formação que oferecem, e na qualidade e competência do seu corpo docente”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM