Gabinete da Primeira-Dama e a Fundação Merk garantem formação de médicos nacionais


Catorze médicos oriundos das 11 províncias do país estão a participar num curso de mestrado em diabetes, fruto da parceria entre o Gabinete da Primeira-Dama e a Fundação Merk.

A informação foi partilhada ontem pela esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi, falando na qualidade de convidada de honra no painel de alto nível da oitava edição da conferência virtual da Merk Foundation Africa Asia Lumunary.

A Primeira-dama explicou que a parceria, de longo prazo, foi oficialmente lançada em 2019 e conta com o apoio do Ministério da Saúde para a construção de capacidades de tratamento de doenças como cancro, diabetes e infertilidades. Através desta iniciativa, serão ainda definidas intervenções para a eliminação do estigma da infertilidade e o empoderamento das raparigas, através da educação nos próximos cinco anos.

Segundo Isaura Nyusi, decorre actualmente a selecção de mais candidatos para o programa de treinamento e bolsas de estudo em oncologia, diabetes e infertilidade.

O Gabinete da Primeira-Dama trabalha com a Fundação Merk na definição de ideias inovadoras para a eliminação do estigma em relação à infertilidade e causar um grande impacto num curto espaço de tempo.

As iniciativas, segundo Isaura Nyusi, incluirão o prémio de Jornalismo “Merk mais do que uma mãe” e a formação de profissionais de comunicação social em saúde para abordagem, por exemplo, de questões delicadas como a infertilidade.

Na ocasião, ela convidou os jornalistas para apresentarem candidaturas para os prémios de jornalismo “Merk mais do que uma mãe” e “Fique em casa”.  Serão premiados nove vencedores em ambos os concursos. Haverá ainda prémios de filmes, canção e de jornalismo “usa máscara”.

O evento, cuja sessão de abertura foi feita pelo presidente da Zâmbia, Edgar Chagwa Lungu, contou com a participação virtual de mais de duas mil pessoas, entre primeiras-damas de África, profissionais de saúde e de comunicação social.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol