Nações Unidas renova solidariedade com o Moçambique

 

As Nações Unidas renovaram ontem, 20 de Abril, o seu interesse em apoiar o Governo a encontrar soluções para os diferentes problemas que o país enfrenta, sobretudo o terrorismo, HIVe Sida e a Covid-19.
A intenção foi manifestada pela sub-secretária-geral das Nações Unidas e directora executiva da ONUSIDA, Winnie Byanyima, na audiência que lhe foi concedida ontem pelo Presidente da República, no quadro da visita de trabalho que efectua ao país.
Ela disse ter vindo a Moçambique para prestar solidariedade e apresentar os cumprimentos do secretário-geral da ONU, António Guterres, ao Presidente da República e aos moçambicanos face aos diversos desafios que, de há um tempo a esta parte, enfrentam. Entre estes, Byanyima apontou o terrorismo em Cabo Delgado, o HIV e Sida e a Covid-19.
A diplomata afirmou que a organização mundial reconhece o empenho do Governo de Moçambique, particularmente do Presidente Filipe Jacinto Nyusi, na busca de soluções para estes problemas e felicitou os moçambicanos pela sua entrega e dedicação a causas nacionais.
No encontro foram também afloradas questões relacionadas com programas que as Nações Unidas estão a implementar em Moçambique.
“Estamos a apoiar as pessoas vivendo com o HIV e Sida e encorajamos a que estes façam testes e procurem os serviços de saúde para tratamento. O essencial é que se continue a combater a questão da estigmatização dos infectados”, apelou.
Winnie Byanyima acrescentou que na audiência o Presidente Filipe Nyusi falou dos esforços que o Governo está a empreender para reter a rapariga na escola, de modo a evitar que prematuramente esta se envolva em casamentos e tenham gravidez precoce.
“Traçamos estratégias para reforçar esta iniciativa. Como Nações Unidas, estamos prontos para continuar a ajudar Moçambique a ultrapassar essas preocupações”, disse.
Winnie Byanyima está no país em resposta a um convite formulado pelo Chefe do Estado e durante a sua estadia no país visitará organizações locais de pessoas vivendo com HIV e Sida na cidade de Maputo e manter encontros com membros do Governo e outras entidades.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol