Conselho de Ministros reúne na XII Sessão Ordinária

 

O Conselho de Ministros realizou, no dia 13 de Abril, a sua XII Sessão Ordinária. Neste encontro, o Governo apreciou o relatório da participação de Moçambique na Cimeira Extraordinária da Dupla Troika da SADC, realizada no dia 08 do corrente mês, em Maputo.
Foi igualmente prioridade na agenda, a apreciação de leis que devem ser propostas à Assembleia da República, nomeadamente, a Lei de Saúde Pública, onde se pretende estabelece mecanismos para a promoção da saúde, prevenção e controlo de doenças, bem como dos riscos de Saúde Pública, aplicáveis aos órgãos e instituições de administração pública, aos cidadãos e outras pessoas individuais ou colectivas, públicas ou privadas, que, no desempenho das suas funções, concorrem para a promoção e controlo de doenças, à reabilitação em saúde, à gestão de emergência e outros eventos que ponham em risco a Saúde Pública.
A Lei do Sistema da Segurança Social Obrigatória dos Funcionários e Agentes do Estado, que define o regime jurídico da Segurança Social Obrigatória dos funcionários do Estado e aplica-se a todos os funcionários e agentes do Estado com provimento no Estado e que contribuam ou que tenham contribuído para o Sistema da Segurança Social Obrigatória.
O Governo apreciou e aprovou o Decreto que aprova o Regulamento do Sistema de Administração Financeira do Estado (SISTAFE), criado pela lei n° 9/2002, de 12 de Fevereiro e revisto pela Lei n° 14/2020, de 23 de Dezembro.
O Regulamento estabelece as regras e os procedimentos para o funcionamento do SISTAFE, aplicáveis aos órgãos e instituições do Estado, incluindo a sua representação no estrangeiro, institutos e fundos públicos, fundações públicas e empresas públicas, nas matérias aplicáveis, bem como aos órgãos de governação descentralizada provincial e distrital e às autarquias locais.
O Decreto que autoriza a Sociedade Promotora do Ensino, Formação e Qualidade, Ltd. (SOPROEFQ), a criar uma Instituição de Ensino Superior de Classe “B”, designada por Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais, com a sigla ISCEEP.
O ISCEEP é uma instituição de natureza privada, com sede na Província de Maputo, Município da Cidade de Matola.
O Decreto que autoriza a Sociedade ISPA, Ltd., a criar uma Instituição do Ensino Superior da Classe “B”, designada por Instituto Superior Othxaka, com a sigla ISO.
O ISO é uma instituição de natureza privada, com sede na Vila de Pebane, Distrito de Pebane, Província da Zambézia.
O Decreto que autoriza o Instituto Africano de Promoção da Educação à Distância, Ltd. (IAPED), a criar uma Instituição de Ensino de Classe A, designada por Universidade Aberta ISCED, com a sigla UNISCED.
A UNISCED é uma instituição de natureza privada, vocacionada para a educação aberta, na modalidade online, com sede na Província de Sofala, Município da Cidade da Beira.
Ainda nesta Sessão, o Conselho de Ministros apreciou as informações sobre o balanço e perspectivas da aplicação das medidas sobre a prevenção do novo coronavírus, a gala das boas práticas de saúde, higiene e segurança no trabalho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM