Polícia Municipal reforça fiscalização do transporte escolar

 

Trinta e três viaturas de transporte escolar foram fiscalizadas recentemente pela Polícia Municipal da cidade de Maputo, visando combater diversas irregularidades.
Com o reinício das aulas presenciais para todos subsistemas de ensino, no passado dia 22 de Março, os condutores deste tipo de transporte retomaram as suas actividades, que estavam interrompidas há mais de um ano.
Entretanto, alguns transportadores não estão a observar as recomendações das autoridades municipais e da saúde.
Mateus Cuna, porta-voz da corporação, disse que entre irregularidades verificadas o destaque vai para a falta de material para desinfecção das viaturas e alunos, termómetro para medição da temperatura corporal, superlotação, ausência de um acompanhante para auxiliar os menores, entre outras.
“Alguns motoristas transportam um número de alunos superior ao recomendado, o que resulta no incumprimento do distanciamento físico, uma das medidas de prevenção da Covid-19”, explicou.
Acrescentou que a actuação da Polícia contra a superlotação dos veículos que prestam este tipo de serviços vai evitar que os condutores continuem a transportar crianças em condições desumanas.
Cuna avançou que a poluição sonora, excesso de velocidade, embarque e desembarque de alunos fora dos estabelecimentos de ensino, falta de pintura das viaturas coma cor amarela foram outras infracções verificadas.
A fonte explicou que, numa primeira fase, não serão aplicadas multas contra os infratores, apenas estão a ser instados a corrigirem as anomalias.
“A corporação privilegia a sensibilização dos operadores visando disciplinar os condutores que praticam diversas irregularidades. A nossa intenção não é prejudicar o serviço, que é útil e necessário, mas eliminar situações que podem culminar em tragédias”, frisou.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol