CNJ e AMODEFA buscam soluções para as adversidades do país

 

Trata-se de uma capacitação em diversas matérias, organizada pela Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família (AMODEFA) em coordenação com o Conselho Nacional da Juventude (CNJ), havida na sexta-feira (16), no Museu de História Natural, Cidade de Maputo.
Estiveram envolvidas na organização as associações FP2020, Observatório da Juventude (ODJ) e a Youth Action Moviment (YAM).
O evento contou com a presença da Presidente do CNJ, Emília Chambal, onde saudou e desejou um bom trabalho a todos participantes.
A formação foi feita a 50 jovens líderes de várias associações do CNJ e aos quadros da Direcção do CNJ, com duração de um dia, e tinha como objectivo promover uma reflexão em torno do engajamento da juventude em situações de crise, com maior sensibilidade ao género.
Virada para as principais adversidades como a pandemia do COVID-19, ciclones e os ataques e terrorismo que assolam Moçambique e em particular a Província de Cabo Delgado e Zona Centro do País, a capacitação discutiu estratégias de criação de soluções práticas emergentes ligadas a Educação, Saúde, Emprego e Empreendedorismo, focando-se nas necessidades básicas para as populações mais afectadas.
No encontro, também debateu-se o tema "Engajamento Social da Juventude em Tempos de Crise", apresentado e moderado por Stélio Faiela, da AMODEFA.
O debate indicou algumas propostas de solução, como a fortificação do movimento "Um pouco de mim por Moçambique", criado pelo CNJ e as associações; a criação de recursos materiais para alavancar o empreendedorismo e empregabilidade nestes locais; a mobilização de jovens educadores.
Refira-se que esta actividade enquadra-se no âmbito do memorando de entendimento entre CNJ e AMODEFA assinado no passado dia 04 de Março, com duração de cinco anos de trabalho na capacitação de jovens em diversas matérias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol