Moçambique recebe sub-Secretária geral da ONU

 

A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, manteve no dia 18 de Abril, um encontro com a Sub-Secretária Geral das Nações Unidas e directora executiva para ONUSIDA, Winnie Byanyina, no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC).
Um comunicado de imprensa emitido pelo MINEC, indica que o encontro decorre no quadro da visita que a Sub-Secretária Geral da ONU efectua desde ontem em Moçambique, a convite do Presidente da República, Filipe Nyusi, com o objectivo de se inteirar dos progressos que Moçambique tem registado no âmbito da resposta à epidemia do SIDA.
A SUB-SECRTÁRIA Geral das Nações Unidas e directora executiva da ONUSIDA, Winnie Byanyima, chegou a Maputo para uma visita oficial de quatro dias a Moçambique. De acordo com um comunicado de imprensa que o Notícias teve acesso, a visita segue-se à adopção da nova Estratégia Global contra o SIDA 2021-2026, aprovada em finais de Março último, que procura acabar com as desigualdades em relação ao Sida, implementada pela ONUSIDA. A nota salienta que visita de Byanyima precede a reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre a SIDA que terá lugar em Junho, na cidade de Nova Iorque, na qual a Namíbia e a Austrália são co-facilitadores.
Consta ainda da agenda de Byanyima, expressar solidariedade e procurar compreender a situação das pessoas que vivem com o HIV em Cabo Delgado, nesta fase de crise humanitária crescente, e por uma maior exclusão social. Segundo o documento, Moçambique está a fazer progressos constantes na sua consecução das metas de tratamento 90-90-90 da ONUSIDA. Actualmente, 77% das pessoas vivendo com HIV conhecem o seu estado de seropositividade, e entre essas pessoas, 60% estavam em tratamento e 45% das que estavam em tratamento tinham alcançado a supressão viral, explica. Apesar deste progresso, a SIDA ainda não terminou, já que em 2019, o país teve 53.000 novas infecções pelo HIV na população jovem, 36 000 das quais entre raparigas adolescentes e mulheres jovens entre os 15 e os 24 anos de idade, mais do dobro do número de infecções entre os seus pares masculinos. O investimento na educação e capacitação das raparigas adolescentes e das mulheres jovens será o motor do progresso. Por conseguinte, é fundamental que a resposta à SIDA continue a ganhar ímpeto, no meio da colisão com a pandemia da Covid-19, para assegurar que estes ganhos não se percam. Byanyima visita Moçambique no âmbito do convite formulado pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi e visitará, Byanyima fará, ainda uma visita à REJUSIDA e Kuyakana na cidade de Maputo e participara num diálogo com pessoas vivendo com HIV e líderes de organizações de base comunitária, incluindo rapariga. adolescentes e mulheres

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol