Governo elabora programa nacional de segurança de pontes.





O governo da Frelimo vai elaborar um programa nacional de segurança de pontes a fim de garantir a longevidade e a resistência das mesmas aos fenómenos meteorológicos, disse o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos.

João Machatine disse ainda que a combinação da destruição de pontes devido aos eventos meteorológicos extremos e ao excesso de carga constrangem gravemente a circulação rodoviária, acarretando custos enormes para a população e para o Orçamento do Estado.
O ministro procedia na altura à cerimónia de colocação da primeira pedra para a construção da ponte metálica sobre o rio Licungo, ligando os distritos de Namacurra e Maganja da Costa, na província central da Zambézia, segundo a agência noticiosa AIM.

Além das calamidades naturais, João Machatine apontou o crónico problema de excesso de carga que contribuiu negativamente para a destruição de 15 pontes no presente quinquénio, causando um prejuízo na ordem de 19 milhões de dólares.

Moçambique possui actualmente 1297 pontes, das quais 1115 (86%) são em betão, 143 (11%) são metálicas e 39 (3,0%) em madeira.

FRELIMO reafirma que o aumento da cobertura do abastecimento de água é um elemento prioritário e vital para o bem-estar dos cidadãos, nas zonas rurais e urbanas. Com efeito, é fundamental o acesso à água potável em quantidade e qualidade, promovendo a higiene individual e colectiva, saneamento básico, urbano e rural, com a participação activa das comunidades e do sector privado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM