Feira do Livro Maputo é uma marca




A Feira do Livro de Maputo é uma acção literária e cultural de carácter internacional que privilegia a literatura como um dos pilares fundamentais na educação do ser humano, organizada pelo Conselho Municipal da Cidade de Maputo em parceria com os centros e institutos culturais de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França e Brasil, editoras, livrarias, embaixadas, universidades e outros colaboradores.

Este evento tem como objectivo celebrar e promover a literatura moçambicana e internacional nas suas variadas formas de actuação, ligando-a com outras áreas artísticas, que têm na literatura a fonte para sua execução, pretendendo promover mais e melhor acesso ao livro e ao gosto pela leitura no país.

A Primeira edição da Feira do Livro de Maputo aconteceu entre 6 a 8 de Maio de 2015, tendo sido marcada pela participação de renomados autores nacionais Calane da Silva, João Paulo Borges Coelho e Paulina Chiziane, e por autores a nível da CPLP como Verónica Aminata Goubel e Lopito Feijó (Angola), Ana Paula Maia (Brasil). Na I edição houve exposição ,venda e troca de livros, palestras subordinadas a determinados temas, sessão de conversas com os autores, assinatura de autógrafos e ainda a criação de oficinas para troca de experiências entre os escritores nacionais, estrangeiros e seus leitores.

Em 2016 não se fugiu à regra, aconteceu a Feira do Livro Maputo de 6 a 8 de Outubro de 2016 sob o lema “Livro: o Espelho da Vida”. Esta edição foi realizada no então recém reabilitado Jardim Tunduru.

Em 2017 o Município da Cidade de Maputo acolheu a terceira edição da Feira Internacional do Livro, cujo lançamento teve lugar a 12 de Abril, na Escola Secundária Eduardo Mondlane, na capital. O evento consistiu na exposição e venda de livros de autores nacionais e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Na última IV edição, que decorreu de 27 a 29 de Setembro do ano passado, a Feira do Livro Maputo decorreu no Jardim Tunduru, onde começou com duas mesas redondas que discutiram “Literatura em línguas portuguesas” e a relação com os livros, sob o tema “O verdadeiro leitor tem que ser o autor ampliado”. Nesta edição foi homenageado o autor moçambicano Marcelo Panguana.

São eventos como estes que catapultam e alavancam as relações literárias e culturais a nível nacional e internacional, permitindo um intercâmbio diversificado de pessoas que se deixam navegar pela arte do bem escrever, espelhando aquilo que são suas vivências e suas culturas na conjugação de letras a-z.
O Governo da Frelimo vai continuar a trabalhar na cultura em Moçambique!
Unidos, fazemos Moçambique desenvolver!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol