Feira do Livro Maputo é uma marca




A Feira do Livro de Maputo é uma acção literária e cultural de carácter internacional que privilegia a literatura como um dos pilares fundamentais na educação do ser humano, organizada pelo Conselho Municipal da Cidade de Maputo em parceria com os centros e institutos culturais de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França e Brasil, editoras, livrarias, embaixadas, universidades e outros colaboradores.

Este evento tem como objectivo celebrar e promover a literatura moçambicana e internacional nas suas variadas formas de actuação, ligando-a com outras áreas artísticas, que têm na literatura a fonte para sua execução, pretendendo promover mais e melhor acesso ao livro e ao gosto pela leitura no país.

A Primeira edição da Feira do Livro de Maputo aconteceu entre 6 a 8 de Maio de 2015, tendo sido marcada pela participação de renomados autores nacionais Calane da Silva, João Paulo Borges Coelho e Paulina Chiziane, e por autores a nível da CPLP como Verónica Aminata Goubel e Lopito Feijó (Angola), Ana Paula Maia (Brasil). Na I edição houve exposição ,venda e troca de livros, palestras subordinadas a determinados temas, sessão de conversas com os autores, assinatura de autógrafos e ainda a criação de oficinas para troca de experiências entre os escritores nacionais, estrangeiros e seus leitores.

Em 2016 não se fugiu à regra, aconteceu a Feira do Livro Maputo de 6 a 8 de Outubro de 2016 sob o lema “Livro: o Espelho da Vida”. Esta edição foi realizada no então recém reabilitado Jardim Tunduru.

Em 2017 o Município da Cidade de Maputo acolheu a terceira edição da Feira Internacional do Livro, cujo lançamento teve lugar a 12 de Abril, na Escola Secundária Eduardo Mondlane, na capital. O evento consistiu na exposição e venda de livros de autores nacionais e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Na última IV edição, que decorreu de 27 a 29 de Setembro do ano passado, a Feira do Livro Maputo decorreu no Jardim Tunduru, onde começou com duas mesas redondas que discutiram “Literatura em línguas portuguesas” e a relação com os livros, sob o tema “O verdadeiro leitor tem que ser o autor ampliado”. Nesta edição foi homenageado o autor moçambicano Marcelo Panguana.

São eventos como estes que catapultam e alavancam as relações literárias e culturais a nível nacional e internacional, permitindo um intercâmbio diversificado de pessoas que se deixam navegar pela arte do bem escrever, espelhando aquilo que são suas vivências e suas culturas na conjugação de letras a-z.
O Governo da Frelimo vai continuar a trabalhar na cultura em Moçambique!
Unidos, fazemos Moçambique desenvolver!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos

Lar de idosos em reabilitação no Magoanine “C”

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"