PRM com desempenho positivo no âmbito da garantia da Ordem, Segurança e Tranquilidade Pública



Reforçar a ligação Polícia-Comunidade, como complemento das acções visando manter a paz, garantir a segurança, tranquilidade e bem-estar dos cidadãos é o compromisso da Frelimo e de Filipe Nyusi para os ciclo de 2020-2014.

O Ministro do Interior, Jaime Basílio Monteiro, que dirigiu a abertura do XIX Conselho da Polícia da República de Moçambique (PRM, fez uma apreciação positiva do desempenho daquela corporação ao longo do quinquénio prestes a terminar, no âmbito da garantia da Ordem, Segurança e Tranquilidade Públicas.

Dirigindo-se aos presentes na cerimónia de abertura, havida em Agosto, em Maputo, o Ministro referiu que no âmbito da melhoria do atendimento da população, foram edificadas de raiz e apetrechadas 17 infra-estruturas e reabilitadas 15 outras, em todo o território nacional.

Ainda de acordo com o governante, foi fortalecida a ligação Polícia-Comunidade, em todo território nacional, com objectivo de impulsionar a participação da população na sua própria segurança através dos Conselhos Comunitários de Segurança.

No âmbito da formação com vista a elevação das competências e o reforço da disciplina profissional dos agentes da Lei e Ordem, Jaime Basílio Monteiro destacou a criação da Escola de Sargentos da Polícia “Tenente-General Osvaldo Assael Tazama”, “que veio completar a estrutura de formação policial no país”- sublinhou.

Um outro domínio que mereceu igualmente apreciação do Ministro foi o da Protecção dos Recursos Naturais e Meio Ambiente onde, graças a introdução de uma Força policial especializada, logrou-se uma redução significativa do índice de abate de espécies protegidas.

No presente quinquénio a Polícia da República da Moçambique introduziu um novo uniforme que, nas palavras de Jaime Basílio Monteiro, trouxe uma imagem de imponência, contribuindo para o garbo e aprumo dos agentes da Polícia.

O Conselho da PRM termina hoje e nele será objecto de avaliação a Situação da Ordem, Segurança e Tranquilidade Públicas do País e o Balanço das actividades de algumas áreas do Comando-Geral e dos 11 Comandos Provinciais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol