PRM com desempenho positivo no âmbito da garantia da Ordem, Segurança e Tranquilidade Pública



Reforçar a ligação Polícia-Comunidade, como complemento das acções visando manter a paz, garantir a segurança, tranquilidade e bem-estar dos cidadãos é o compromisso da Frelimo e de Filipe Nyusi para os ciclo de 2020-2014.

O Ministro do Interior, Jaime Basílio Monteiro, que dirigiu a abertura do XIX Conselho da Polícia da República de Moçambique (PRM, fez uma apreciação positiva do desempenho daquela corporação ao longo do quinquénio prestes a terminar, no âmbito da garantia da Ordem, Segurança e Tranquilidade Públicas.

Dirigindo-se aos presentes na cerimónia de abertura, havida em Agosto, em Maputo, o Ministro referiu que no âmbito da melhoria do atendimento da população, foram edificadas de raiz e apetrechadas 17 infra-estruturas e reabilitadas 15 outras, em todo o território nacional.

Ainda de acordo com o governante, foi fortalecida a ligação Polícia-Comunidade, em todo território nacional, com objectivo de impulsionar a participação da população na sua própria segurança através dos Conselhos Comunitários de Segurança.

No âmbito da formação com vista a elevação das competências e o reforço da disciplina profissional dos agentes da Lei e Ordem, Jaime Basílio Monteiro destacou a criação da Escola de Sargentos da Polícia “Tenente-General Osvaldo Assael Tazama”, “que veio completar a estrutura de formação policial no país”- sublinhou.

Um outro domínio que mereceu igualmente apreciação do Ministro foi o da Protecção dos Recursos Naturais e Meio Ambiente onde, graças a introdução de uma Força policial especializada, logrou-se uma redução significativa do índice de abate de espécies protegidas.

No presente quinquénio a Polícia da República da Moçambique introduziu um novo uniforme que, nas palavras de Jaime Basílio Monteiro, trouxe uma imagem de imponência, contribuindo para o garbo e aprumo dos agentes da Polícia.

O Conselho da PRM termina hoje e nele será objecto de avaliação a Situação da Ordem, Segurança e Tranquilidade Públicas do País e o Balanço das actividades de algumas áreas do Comando-Geral e dos 11 Comandos Provinciais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM