Um cruzeiro na rota de KaNyaka




A chegada do cruzeiro suíço é aguardada com expectativa no distrito municipal KaNyaka. É no verão que o “hotel flutuante” atraca nas águas quentes da ilha, levando consigo turistas de todos os quadrantes do mundo.
A próxima temporada do cruzeiro está prevista para Novembro, altura em que a ilha brinda os visitantes com o que tem de melhor para oferecer: Águas cristalinas, a rica biodiversidade concentrada nos corais e florestas, gastronomia e a hospitalidade das suas gentes.
Há um pouco de tudo para vender e os comerciantes e operadores turísticos reavivam o negócio para fazer da ilha um destino inesquecível.
Nesta altura do ano, estima-se que, todos os dias, pelo menos mil turistas escalem a Ilha dos Portugueses e outros 300 desembarquem na ilha maior. KaNyaka continua a ser um destino incontornável na rota do turismo doméstico e mundial.
Com efeito, de 2018 ao primeiro semestre de 2019, o distrito recebeu 37 161 turistas. Destes, 35 320 desembarcaram na Ilha dos Portugueses e os restantes 1841 na Inhaca.
Alberto Cossa é artesão e trabalha em KaNyaka há 15 anos. À semelhança dos demais agentes económicos, reconhece que as vindas regulares do cruzeiro dão fôlego ao turismo.
Mas nesta azáfama é obrigado a se posicionar na Ilha dos Portugueses, local onde maior parte dos passageiros do cruzeiro aportam.
“Isto encarece os custos das obras de arte porque tenho que pagar pelo transporte do barco, da ilha maior para a dos Portugueses”, refere.
A apreensão é maior porquanto a Ilha dos Portugueses não oferece condições de segurança para os produtos quando regressa à casa no fim da jornada. São esculturas diversas, chaveiros em forma de barco e palmeiras, moldados a partir do sândalo. O maior desejo de Alberto Cossa e demais artesãos é ver mais turistas do cruzeiro a desembarcar na ilha principal.
A resposta deste anseio poderá ser encontrada na construção de uma feira de turismo em KaNyaka. Trata-se de uma acção de responsabilidade social da MSC Cruises, entidade gestora do cruzeiro, que chegou a um entendimento com a vereação do distrito municipal. Araújo Armindo promete que a feira estará  operacional a partir do próximo ano. Recentemente, a MSC Cruises procedeu à entrega de 45 carteiras, de um lote de mil que também vão ser alocadas a parte continental. No quadro das acções filantrópicas, a empresa também se comprometeu a disponibilizar uma embarcação para reforçar o transporte marítimo.


A vitória da FRELIMO e do seu candidato presidencial, FILIPE JACINTO NYUSI, é a melhor opção que os moçambicanos têm para assegurar a continuação da construção de Moçambique,  como um País de paz, segurança e ordem públicas, estabilidade política, tolerância, harmonia social, democracia e Unidade Nacional, rumo ao desenvolvimento económico e social. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol