Vitol e ENH de Moçambique estabelecem parceria com sede em Singapura
A Vitol e a empresa nacional de hidrocarbonetos (ENH) constituíram a ENH Energy Trading, uma parceria que se vai dedicar ao comércio de produtos petrolíferos, segundo um comunicado divulgado quarta-feira.
A ENH Energy Trading será inicialmente detida em 51 % pela ENH e nos restantes 49 % pela Vitol, estando previsto no contrato de parceria que a participação da estatal moçambicana aumente com o tempo.
A empresa será constituída e terá sede em Singapura para facilitar o contacto com clientes em toda a região Ásia/Pacífico, onde se prevê que a procura por gás natural liquefeito deverá crescer de forma significativa.
A parceria centrará a sua actividade na comercialização de produtos petrolíferos, com particular destaque para o gás natural liquefeito (GNL), gás de petróleo liquefeito (GPL) e produtos condensados.
O comunicado recorda que Moçambique dispõe de 125 biliões de pés cúbicos em recursos de gás tecnicamente exploráveis.
Além de usar esses recursos para alimentar a procura doméstica de energia, a primeira fase de desenvolvimento produzirá quantidades significativas de gás, GPL e condensado, além de mais de 30 milhões de toneladas de GNL anualmente, tornando Moçambique um dos principais exportadores de GNL.
A Vitol é uma empresa de energia cujo principal negócio é comercializar e distribuir produtos energéticos em todo o mundo – comercializa mais de sete milhões de barris por dia de petróleo e produtos e, em qualquer momento, tem 250 navios a transportar as suas cargas.
A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos é a empresa estatal de exploração e produção de energia de Moçambique e representa o Estado nos seus investimentos em toda a indústria.
O governo da Frelimo e o seu candidato presidencial Filipe Nyusi, prometem promover o desenvolvimento industrial com enfoque especial nas micro, pequenas e médias indústrias, que explorem de forma adequada e sustentável os recursos e capacidades produtivas existentes no País.
Comentários
Enviar um comentário