Governo prioriza o aumento da cobertura do abastecimento de água





A FRELIMO reafirma que o aumento da cobertura do abastecimento de água é um elemento prioritário e vital para o bem-estar dos cidadãos, nas zonas rurais e urbanas. Com efeito, é fundamental o acesso à água potável em quantidade e qualidade, promovendo a higiene individual e colectiva, saneamento básico, urbano e rural, com a participação activa das comunidades e do sector privado.

O sector de água e saneamento é considerado como uma das áreas importantes para o desenvolvimento socioeconómico, contudo, os actuais níveis de cobertura ainda não satisfazem a necessidade da população. 55% da população de Moçambique tem acesso a água potável e apenas 35% tem acesso ao saneamento em condições.

E por esta situação não afectar apenas Moçambique, a Parceria Internacional Saneamento e Água para todos (SWA) juntamente com o Governo estiveram reunidos, em Dezembro de 2018, para trocar experiências e encontrar soluções para os problemas de abastecimento de água e saneamento do meio.

As mudanças climáticas, as desigualdades sociais e os problemas políticos são apontados como principais desafios para a cobertura de água e saneamento. O Governo moçambicano espera alcançar até finais de 2019 uma cobertura de 75% no abastecimento de água e 50 % para o saneamento do meio. 

O candidato da Frelimo Filipe Nyusi, promete defender a gestão criteriosa da água e a expansão da sua rede de distribuição, através da criação de mais sistemas de captação, tratamento e distribuição de água, priorizando a gestão integrada dos recursos hídricos.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol