Frelimo na vanguarda da Cultura em Moçambique




O sector da Cultura, que desde o período da luta armada vem assumindo um papel aglutinador, muito contribuiu para a consolidação da Unidade Nacional e a construção da Nação moçambicana. A Nação moçambicana é fruto da sua Cultura, pois, esta permitiu o fortalecimento do sentido de pertença e, portanto, da moçambicanidade, sem prejuízo da sua diversidade.


Um dos mecanismos usados para o fortalecimento da Nação moçambicana, uma nação multi-étnica, foi a promoção de festivais culturais. Estes garantem, por um lado, o resgate das nossas tradições e conhecimentos seculares e, por outro, reforçam a moçambicanidade e a unidade na diversidade, desiderato perseguido desde a altura da luta pela independência e autodeterminação, aspecto distintivo de Moçambique no concerto das nações.



Em 2008, a iniciativa do Estado moçambicanoem transformar os tradicionais festivais da canção, musica tradicional e dança popular, em festivais multidisciplinares, iria uma vez mais cravar o nome de Moçambique em letras douradas na historia cultural do pais, da região da SADC e do Mundo.



Importa referir que os festivais expõem à Nação moçambicana ao mundo. Mostrando o rico e diversificado Património Cultural moçambicano, fonte inesgotável para a geração de renda familiar, contribuindo para a redução da pobreza e das desigualdades sociais. Ademais, tem o condão de fortalecer a moçambicanidade e a auto-estima, bem como a solidariedade internacional. Sobre este último aspecto, merece destaque a participação de delegações estrangeiras como convidadas por forma a apreciarem a partir da fonte, a riqueza do nosso povo.

Publicado em: Moçambique, 40 anos de Independência: Unidade Nacional,
Paz e Progresso



VAMOS TODOS VOTAR FRELIMO
VAMOS TODOS VOTAR FILIPE JACINTO NYUSI
VAMOS TODOS VOTAR JÚLIO JOSÉ PARRUQUE
FRELIMO, UNIDADE, PAZ E DESENVOLVIMENTO!
FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA!
FRELIMO, ESTAMOS UNIDOS!
VOTA FRELIMO, VOTA NYUSI!
NYUSI, A CERTEZA DO AMANHÃ!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol