Frelimo na vanguarda da Cultura em Moçambique




O sector da Cultura, que desde o período da luta armada vem assumindo um papel aglutinador, muito contribuiu para a consolidação da Unidade Nacional e a construção da Nação moçambicana. A Nação moçambicana é fruto da sua Cultura, pois, esta permitiu o fortalecimento do sentido de pertença e, portanto, da moçambicanidade, sem prejuízo da sua diversidade.


Um dos mecanismos usados para o fortalecimento da Nação moçambicana, uma nação multi-étnica, foi a promoção de festivais culturais. Estes garantem, por um lado, o resgate das nossas tradições e conhecimentos seculares e, por outro, reforçam a moçambicanidade e a unidade na diversidade, desiderato perseguido desde a altura da luta pela independência e autodeterminação, aspecto distintivo de Moçambique no concerto das nações.



Em 2008, a iniciativa do Estado moçambicanoem transformar os tradicionais festivais da canção, musica tradicional e dança popular, em festivais multidisciplinares, iria uma vez mais cravar o nome de Moçambique em letras douradas na historia cultural do pais, da região da SADC e do Mundo.



Importa referir que os festivais expõem à Nação moçambicana ao mundo. Mostrando o rico e diversificado Património Cultural moçambicano, fonte inesgotável para a geração de renda familiar, contribuindo para a redução da pobreza e das desigualdades sociais. Ademais, tem o condão de fortalecer a moçambicanidade e a auto-estima, bem como a solidariedade internacional. Sobre este último aspecto, merece destaque a participação de delegações estrangeiras como convidadas por forma a apreciarem a partir da fonte, a riqueza do nosso povo.

Publicado em: Moçambique, 40 anos de Independência: Unidade Nacional,
Paz e Progresso



VAMOS TODOS VOTAR FRELIMO
VAMOS TODOS VOTAR FILIPE JACINTO NYUSI
VAMOS TODOS VOTAR JÚLIO JOSÉ PARRUQUE
FRELIMO, UNIDADE, PAZ E DESENVOLVIMENTO!
FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA!
FRELIMO, ESTAMOS UNIDOS!
VOTA FRELIMO, VOTA NYUSI!
NYUSI, A CERTEZA DO AMANHÃ!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM