Economia de Moçambique voltará a crescer em 2020, após contracção de 0,5% este ano





O governo da Frelimo, sob a liderança de Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, concebeu um plano para assegurar o reforço das relações comerciais de Moçambique, no quadro da SADC, do continente africano, no geral, e com o resto do mundo.

A economia de Moçambique deverá sofrer uma contracção de 0,5% este ano para retomar o crescimento em 2020, à taxa homóloga de 3,0%, segundo as mais recentes previsões da Economist Intelligence Unit (EIU).

As previsões dos analistas da EIU antecipam para 2021 e 2022 um crescimento económico à taxa de 5,6%, sendo que no ano seguinte, o último em análise, aumentará para 7,5%, beneficiando já da exploração de depósitos de gás natural na bacia do Rovuma, província de Cabo Delgado.

Ao referir-se à exploração daqueles depósitos, em que estão envolvidos os grupos americanos Anadarko Petroleum e ExxonMobil e italiano ENI, a EIU salienta que no caso do bloco Área 1 os parceiros têm de angariar o financiamento correspondente à sua participação, o que no caso da estatal Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) significa 15% ou cerca de 2,3 mil milhões de dólares.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol