Leia Dongue estreia-se sábado pelo Campus Promete na Liga Dia


A basquetebolista moçambicana Leia “Tanucha” Dongue, que este ano trocou o Spar Citylift Girona (campeão em título na Espanha) pelo Campus Promete, estreia-se a 28 de Setembro corrente, na Liga Dia, pelo seu novo clube.

No seu novo clube (ndr: Campus Promete regressou este ano à Liga Dia), Dongue espera manter os elevados índices competitivos e exibicionais que apresentou desde que abraçou o basquetebol profissional europeu, em 2016.

Em 19 jogos LFB na Espanha, ano passado, Dongue teve média de 7,3 pontos e 5,6 ressaltos por jogo. A valorosa basquetebolista ajudou, na última temporada, o Spar Citylift Girona não só a conquistar o título como também a chegar a final da taça.

Em Março de 2016, Leia Dongue teve sua primeira experiência profissional na Europa ao assinar pelo Al-Qazeres da segunda divisão da Espanha. Não só teve impressionantes registos (média de 17,2 pontos, 7,9 ressaltos e 17,2 de eficiência em 22 minutos/jogo) como também ajudou a sua equipa a ascender a Liga Dia, primeira divisão espanhola após 25 pontos e 10 ressaltos no jogo decisivo.

Dongue também jogou pelo Cegledi EKK na liga húngara, onde em 7 jogos apresentou estatísticas impressionantes: 15,4 pontos e 6,6 ressaltos por jogo. Em seis jogos na Euroliga feminina, Leia Dongue teve os seguintes targets: 15.7 pontos e 5, 8 ressaltos/jogo.

No seu percurso na Espanha, há a registar o facto de Leia Dongue ter assinado, em Janeiro de 2018, contrato com o Gernika, clube no qual obteve média de 11,4 pontos e 4,9 ressaltos em 19 minutos/ jogo, brilhando contra o Sedis (22 pontos em 25 minutos), Girona (21 pontos em 26 minutos) e Ferrol (20 pontos e 10 rebotes).

Já em janeiro de 2019, Leia Dongue assinou na Espanha com a Uni Girona e venceu a Liga, com média de 7,3 pontos e 5,6 ressaltos em 16 minutos por jogo e 59% de aproveitamento nos lançamentos de campo.


A Frelimo me o seu candidato Presidencial Filipe Nyusi, prometem assegurar que os jogos desportivos escolares constituam um mecanismo para fomentar e desenvolver a cultura física, cimentar a unidade nacional e promover o espírito de cooperação, interajuda e tolerância entre os jovens.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol