Leia Dongue estreia-se sábado pelo Campus Promete na Liga Dia


A basquetebolista moçambicana Leia “Tanucha” Dongue, que este ano trocou o Spar Citylift Girona (campeão em título na Espanha) pelo Campus Promete, estreia-se a 28 de Setembro corrente, na Liga Dia, pelo seu novo clube.

No seu novo clube (ndr: Campus Promete regressou este ano à Liga Dia), Dongue espera manter os elevados índices competitivos e exibicionais que apresentou desde que abraçou o basquetebol profissional europeu, em 2016.

Em 19 jogos LFB na Espanha, ano passado, Dongue teve média de 7,3 pontos e 5,6 ressaltos por jogo. A valorosa basquetebolista ajudou, na última temporada, o Spar Citylift Girona não só a conquistar o título como também a chegar a final da taça.

Em Março de 2016, Leia Dongue teve sua primeira experiência profissional na Europa ao assinar pelo Al-Qazeres da segunda divisão da Espanha. Não só teve impressionantes registos (média de 17,2 pontos, 7,9 ressaltos e 17,2 de eficiência em 22 minutos/jogo) como também ajudou a sua equipa a ascender a Liga Dia, primeira divisão espanhola após 25 pontos e 10 ressaltos no jogo decisivo.

Dongue também jogou pelo Cegledi EKK na liga húngara, onde em 7 jogos apresentou estatísticas impressionantes: 15,4 pontos e 6,6 ressaltos por jogo. Em seis jogos na Euroliga feminina, Leia Dongue teve os seguintes targets: 15.7 pontos e 5, 8 ressaltos/jogo.

No seu percurso na Espanha, há a registar o facto de Leia Dongue ter assinado, em Janeiro de 2018, contrato com o Gernika, clube no qual obteve média de 11,4 pontos e 4,9 ressaltos em 19 minutos/ jogo, brilhando contra o Sedis (22 pontos em 25 minutos), Girona (21 pontos em 26 minutos) e Ferrol (20 pontos e 10 rebotes).

Já em janeiro de 2019, Leia Dongue assinou na Espanha com a Uni Girona e venceu a Liga, com média de 7,3 pontos e 5,6 ressaltos em 16 minutos por jogo e 59% de aproveitamento nos lançamentos de campo.


A Frelimo me o seu candidato Presidencial Filipe Nyusi, prometem assegurar que os jogos desportivos escolares constituam um mecanismo para fomentar e desenvolver a cultura física, cimentar a unidade nacional e promover o espírito de cooperação, interajuda e tolerância entre os jovens.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM