Ministérios de Defesa Nacional de Mocambique e Reino Unido estreitam parcerias





No ciclo de governação de 2015 a 2019 o Governo da FRELIMO, sob a liderança de Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, concebeu, desenvolveu e implementou diferentes mecanismos de cooperação de defesa.

O Ministério da Defesa Nacional de Moçambique e o Ministério da Defesa Do Reino Unido Da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte assinaram, no dia 13 de Maio de 2019, em Maputo, um memorando de entendimento no domínio de Defesa.

Este Memorando de Entendimento visa identificar responsabilidades e princípios gerais referentes a cooperação entre os dois países, bem como descrever padrões, o tipo, o nível e os métodos de apoio que os dois países vão providenciar durante a cooperação de defesa.

Na ocasião, o Vice-Ministro da Defesa Nacional, Patrício José, declarou que este evento representa o culminar dos esforços conjuntos para estabelecer um instrumento jurídico para regular as relações de cooperação bilateral no domínio de defesa entre os Ministérios de Defesa Nacional dos dois estados.
"Assinamos este memorando num período em que as relações de cooperação bilateral entre os nossos dois estados estão a conhecer um grande desenvolvimento em vários sectores, incluindo a defesa", acrescentou o dirigente.

Entretanto, a alta Comissária do Reino Unido em Moçambique, NneNne Iwuji-Eme, disse que o memorando visa estreitar os laços de amizade e cooperação entre os dois estados existentes a longa data, nas áreas de Governação e Capacidade do Estado, Desenvolvimento Económico e Humano.
Importa referir que, no ano em curso, o Ministério da Defesa Nacional e as Forças Armadas de Defesa de Moçambique beneficiaram de programas de formação promovidos pelo Reino Unido, com destaque para área de segurança marítima.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol