Cultura Nguni, elo de ligação entre os povos da África Austral


Moçambique é um país com uma enorme diversidade cultural e étnica , desta diversidade faz parte o povo Nguni. A dinastia fixou-se e enraizou-se em plena Angónia, concretamente em Folotia, a sensivelmente 11 quilómetros da vila de Ulónguè, província de Tete.

Segundo alguns missionários, entre os quais A. T. Bryant1, os Ngunis, ou Vangunes como também eram conhecidos pelos antigos colonizadores portugueses seriam oriundos da região setentrional dos Grandes Lagos. Era uma numerosa etnia que se dedicava à pastorícia, sobretudo à criação de gado bovino e, por isso, estavam em constante busca de boas pastagens.

Foram emigrando para a zona do planalto ao sul do nosso continente, tendo-se estabelecido na África Austral há cerca de cinco séculos. Durante a sua lenta marcha migratória teriam incorporado muitas pessoas de outras etnias, sobretudo mulheres. Um dos grupos que atingiu a região do rio dos Elefantes deu origem aoshonga-Nguni. Isto quer dizer que os actuais Changanes e muitos outros Thongas da região sul de Moçambique são Ngunis de origem (governo da provincia de Tete).

Decorreu no passado dia 3 de Agosto no povoado de Folotia no distrito de Angónia a segunda edição do festival do povo Nguni, sendo que o primeiro foi realizado em Malawi, este evento contou com a participação da Sua Alteza Nkossi ya Makhossi Rainha Zintambira IV, Sua alteza Rei Gomani V da República do Malawi e Sua Excelência Paulo Aude, Governador da Província Tete.


Rainha Zintambira IV agradeceu ao Governo por ter aceitado que a segunda edição do festival tivesse lugar em Moçambique cujo objectivo é fortificar a cultura e a partilha de ideias entre o regulado e o governo, de forma a dar boa consistência na governação dos países com esta etnia. . “Todo povo tem sua cultura e suas tradições nos sentimos que a nossa cultura Nguni está cada vez mais a crescer e tornando uma atracção turística”, frisou.
Paulo Auade disse que o “festival dos povos da etnia Nguni constitui igualmente o momento de celebração e partilha das nossas ricas e vivas tradições, onde os artistas e líderes trocam experiências e reavivem os traços culturais e o seu empenho na exaltação dos valores culturais, continuação da luta contra a pobreza, pois, o ngoma é originalmente uma dança guerreira”(ibd) 

O festival Nguni passa a ser um pratica da província de Tete que tem como maior objectivo unir o povo Nguni, e é também uma atracção turística para o pais, mantendo assim ganhos culturais, étnicos e económicos em Moçambique.

"UNIDOS FAZEMOS MOÇAMBIQUE DESENVOLVER"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol