Festival de Zalala coloca Zambézia na rota do turismo internacional



Zambézia foi, num passado bem recente, uma ilha quando se falava de atractivos turísticos. Qualquer turista estrangeiro que entrasse para o país a partir da região sul tinha motivos para sorrir desde Maputo, Gaza, Inhambane até ao Parque Nacional da Gorongosa (PNG). Todos estes pontos estão repletos de estâncias turísticas modernas, praias com águas cristalinas e outros atractivos.

O director provincial da Cultura e Turismo referiu,  no seu balanço, que “Moçambique e o mundo testemunharam o acontecimento daquele que é considerado o maior festival de praia do país”.
Dados disponibilizados pelo governo provincial indicam que o número de  pessoas escalam a praia para assistir ao festival de Zalala, vai aumentando a cada ano que passa nos ultimos anos, um evento que busca promover e divulgar as potencialidades culturais, turísticas e oportunidades de investimento na província da Zambézia.


O evento contou, igualmente, com a uma feira de artesanato e pescado, bem como amostras culturais do universo zambeziano. Através da gastronomia, foi possível apreciar os sabores da culinária local, com destaque para mucapata e galinha zambeziana. O peixe pende também foi bastante apreciado na feira gastronómica.
Fonte: Jornal Noticias

A Frelimo considera que a cultura, constitui um elemento fundamental para a construção da nossa identidade e que a diversidade cultural do nosso País é uma fonte inesgotável de consolidação da nossa moçambicanidade e de promoção do desenvolvimento social e económico.
Neste contexto, a Frelimo compromete-se a:

  1. Assegurar a organização de festivais e feiras artísticoculturais a todos níveis, de modo a consolidar a Unidade Nacional, através do intercâmbio e da troca de experiências entre artistas e grupos culturais.
  2. Assegurar a conservação, valorização e divulgação da História e do Património da Luta de Libertação Nacional, designadamente o Museu da Revolução, arquivos e locais de luta.
  3. Incentivar a criatividade na oferta de bens e serviços aos turistas.
  4. Fortalecer os mecanismos de gestão e profissionalização do sector cultural e criativo de modo a proporcionar oportunidades de carreira e melhorar a competitividade na economia criativa.
  5. Estimular a circulação de bens e serviços culturais nacionais no estrangeiro, como forma de sua internacionalização e inserção em mercados mundiais.


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