Metro de superfície projetada para 2023 em Maputo



O plano de introdução do metro de superfície para solucionar os problemas de mobilidade na área metropolitana de Maputo, que tem conhecido um rápido crescimento populacional, poderá ganhar forma a partir de 2023, com a introdução de linhas exclusivas para o transporte de passageiros.

De acordo com projecções de António Matos, presidente da Agência Metropolitana de Transportes de Maputo (AMT), que falava ontem na capital por ocasião do lançamento da II Semana da Mobilidade Sustentável no Grande Maputo, o aumento de autocarros pode, a longo prazo, não suprir a crescente demanda por transporte.

“A ideia do metro de superfície não é nova. Ela nasce em 2010eé pertinente tendo em conta que a população na região metropolitana de Maputo está a crescer. Mesmo aumentando a oferta de autocarros, estes não vão transportar mais de 12 mil passageiros por hora”, disse.

Sem mencionar custos, o representante da AMT referiu que a concretizaçãodo projecto vai contar com o suporte de parceiros privados, entre os quais a empresa Metrobus.

A criação de linhas dedicadas visa não interferir no transporte de carga, actividade exclusiva dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).

Segundo António Matos, as linhas exclusivas de metro de superfície vão ajudar a aliviar a pressão sobre corredores rodoviários.

Em complemento destas iniciativas, o presidente do Conselho Municipal de Maputo, Eneias Comiche, indicou que o Plano Director de Mobilidade e Transporte (2019 - 2030) prevê a criação de terminais intermodais, áreas pedonais, entre outras medidas.

A região metropolitana de Maputo integra, para além da capital, a cidade de Matola e as vilas de Marracneue e Boane.

Com a FRELIMO e FILIPE JACINTO NYUSI, Moçambique vai continuar a projectar a sua imagem e prestígio na Região, em África e no Mundo, para níveis cada vez mais elevados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol