Inaugurado Monumento alusivo ao Massacre de Inhaminga em Sofala.





O presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou a 23 de Setembro de 2019 na vila de Inhaminga, Distrito de Cheringoma, província de Sofala, um monumento em memória aos compatriotas que tombaram no Massacre de Inhaminga.

Segundo Governo a construção do monumento é pelo reconhecimento do simbolismo histórico do Massacre de Inhaminga para o povo Moçambicano. Dessa forma o Governo pretende valorizar a unidade nacional e a promoção dos valores culturais e da nossa coesão como moçambicanos. Vale lembrar que foi em Inhaminga onde, entre finais de 1973 e meados de 1974, as forças do regime colonial português protagonizaram um dos maiores e últimos massacres na história do país, contra a população civil, entre ela mulheres e crianças, facto que ficou conhecido como o Massacre de Inhaminga (in Jornal o País).

As obras de construção do monumento custaram aos cofres cerca de sete milhões de meticais que incluem a construção de uma via de acesso para o local do massacre, numa distância de 15 km da vila sede do distrito de Cheringoma.

Actos como estes que exaltam a nossa história e cultura, constituem elementos fundamentais para a construção da nossa identidade, afirmação da diversidade cultural do nosso País e uma fonte inesgotável de consolidação da nossa moçambicanidade e de promoção do desenvolvimento social e económico, consifera o Partido FRELIMO.


Unidos fazemos Moçambique Desenvolver.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos

Lar de idosos em reabilitação no Magoanine “C”

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"