Inaugurado Monumento alusivo ao Massacre de Inhaminga em Sofala.





O presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou a 23 de Setembro de 2019 na vila de Inhaminga, Distrito de Cheringoma, província de Sofala, um monumento em memória aos compatriotas que tombaram no Massacre de Inhaminga.

Segundo Governo a construção do monumento é pelo reconhecimento do simbolismo histórico do Massacre de Inhaminga para o povo Moçambicano. Dessa forma o Governo pretende valorizar a unidade nacional e a promoção dos valores culturais e da nossa coesão como moçambicanos. Vale lembrar que foi em Inhaminga onde, entre finais de 1973 e meados de 1974, as forças do regime colonial português protagonizaram um dos maiores e últimos massacres na história do país, contra a população civil, entre ela mulheres e crianças, facto que ficou conhecido como o Massacre de Inhaminga (in Jornal o País).

As obras de construção do monumento custaram aos cofres cerca de sete milhões de meticais que incluem a construção de uma via de acesso para o local do massacre, numa distância de 15 km da vila sede do distrito de Cheringoma.

Actos como estes que exaltam a nossa história e cultura, constituem elementos fundamentais para a construção da nossa identidade, afirmação da diversidade cultural do nosso País e uma fonte inesgotável de consolidação da nossa moçambicanidade e de promoção do desenvolvimento social e económico, consifera o Partido FRELIMO.


Unidos fazemos Moçambique Desenvolver.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol