Comboio de Sal e Açucar: um orgulho da cultura nacional



Comboio de Sal e Açúcar é um filme dos géneros drama e guerra, realizado e escrito por Licínio Azevedo e Teresa Pereira, com base no romance homónimo de Licínio Azevedo. Foi coproduzido entre Moçambique, Portugal, Brasil, África do Sul e a França, e a sua estreia mundial ocorreu no Festival Internacional de Cinema de Locarno a 10 de agosto de 2016. Foi escolhido para representar Moçambique no Óscar de melhor filme estrangeiro da cerimónia de 2018. É a primeira vez que um filme moçambicano é submetido aos Óscares.

Comboio de Sal e Açucar venceu o prémio Boccalini de Ouro de melhor produção e foi indicado ao prémio piazza grande da variety no festival internacional de cinema de locarno. Venceu a categoria de melhor filme no festival de cinema de Joanesburgo. Venceu a categoria de pirâmide de prata de melhor realização e foi indicado a categoria de pirâmide de ouro de melhor filme no Festival Internacional de Cinema do Cairo.

Foi escolhido para representar Moçambique no Óscar de melhor filme estrangeiro da cerimónia de 2018. É a primeira vez que um filme moçambicano é submetido aos Óscares.

A trama acompanha a perigosa jornada de um comboio de mercadorias que liga Nampula ao Malawi. Em meio a Guerra Civil, as pessoas embarcam neste trem arriscando suas vidas para garantir suas subsistências, trocando sal por açúcar no país vizinho. No trecho, uma jovem enfermeira conhece um tenente com a missão de conduzir todos a salvo, iniciando um romance neste contexto de adversidades. A obra, que remete aos filmes de faroeste, é baseada num livro escrito pelo próprio director.


Frelimo
Unidos, Fazemos Moçambique Desenvolver

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol