Enfermeiros renovam compromisso de melhor servir

 

Os enfermeiros renovaram no dia 12 de Maio, na cidade de Maputo, o seu compromisso de continuar a servir à população com humanismo, integridade e responsabilidade no exercício da profissão e no combate à pandemia deCovid-19.
O comprometimento foi anunciado no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, que se assinalou ontem12 de Maio.   
Este ano, a celebração sob o lema “Enfermeiros uma voz para liderar, levando o mundo para a saúde”, teve lugar no Hospital Central de Maputo (HCM) e foi dirigida pela respectiva directora clínica, Farida Urci.
Segundo Urci, os enfermeiros estão na linha da frente do combate à Covid-19, desempenhando um papel fundamental na avaliação e detecção dos casos suspeitos, no tratamento dos infectados e na prevenção da propagação da doença.
“Os enfermeiros são verdadeiros heróis que muitas vezes colocam em risco sua própria saúde para garantir que os pacientes fiquem bem. Isso torna-se ainda mais evidente em tempos daCovid-19”, apontou.
Urci desafiou os enfermeiros a continuarem a prestar serviços de qualidade e humanizado, em prol da melhoria das condições de saúde da população.
Matilde Mabui, enfermeira há 32 anos, referiu que o trabalho dos profissionais da área é importante, sobretudo no tratamento de doentes da Covid-19.
“Não há equipa médica sem enfermeiro. Ele é o profissional que assegura cuidados primários na unidade sanitária. Está 24 horas em serviço cuidando pacientes e é o primeiro e, às vezes, o único recurso humano em contacto com os doentes nos hospitais”, sublinhou.
O dia do enfermeiro foi criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros e a data escolhida remete para o aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol