Enfermeiros renovam compromisso de melhor servir

 

Os enfermeiros renovaram no dia 12 de Maio, na cidade de Maputo, o seu compromisso de continuar a servir à população com humanismo, integridade e responsabilidade no exercício da profissão e no combate à pandemia deCovid-19.
O comprometimento foi anunciado no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, que se assinalou ontem12 de Maio.   
Este ano, a celebração sob o lema “Enfermeiros uma voz para liderar, levando o mundo para a saúde”, teve lugar no Hospital Central de Maputo (HCM) e foi dirigida pela respectiva directora clínica, Farida Urci.
Segundo Urci, os enfermeiros estão na linha da frente do combate à Covid-19, desempenhando um papel fundamental na avaliação e detecção dos casos suspeitos, no tratamento dos infectados e na prevenção da propagação da doença.
“Os enfermeiros são verdadeiros heróis que muitas vezes colocam em risco sua própria saúde para garantir que os pacientes fiquem bem. Isso torna-se ainda mais evidente em tempos daCovid-19”, apontou.
Urci desafiou os enfermeiros a continuarem a prestar serviços de qualidade e humanizado, em prol da melhoria das condições de saúde da população.
Matilde Mabui, enfermeira há 32 anos, referiu que o trabalho dos profissionais da área é importante, sobretudo no tratamento de doentes da Covid-19.
“Não há equipa médica sem enfermeiro. Ele é o profissional que assegura cuidados primários na unidade sanitária. Está 24 horas em serviço cuidando pacientes e é o primeiro e, às vezes, o único recurso humano em contacto com os doentes nos hospitais”, sublinhou.
O dia do enfermeiro foi criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros e a data escolhida remete para o aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM