Residentes de KaNyaka limpam praia do Farol
Mais de 80 moradores do distrito municipal KaNyaka, parte insular da cidade de Maputo, realizaram na manhã de sábado uma jornada de limpeza na praia do Farol, no bairro Inguane, uma actividade inserida nas comemorações do Dia Internacional do Trabalhador, assinalado a 1 de Maio.
Na ocasião, o vereador do distrito municipal KaNyaka, Alexandre Muianga, referiu que a acção visa tornar as praias em locais menos poluídos e mais atractivos.
“O lixo na sua maioria, produzido nas zonas urbanas, acaba em parte nos rios e mares por via dos esgotos ou arrastado pelo vento. Os detritos acabam tendo como destino final a zona costeira, tornando as praias pouco atractivas para os banhistas”, apontou.
Acrescentou que as praias são uma espécie de cartão-de-visita para os turistas que visitam a ilha, sendo por isso necessário mantê-las limpas e atractivas para os banhistas.
“Acreditamos que nos próximos meses as praias serão reabertas no quadro do relaxamento das medidas de prevenção da Covid-19, facto que vai ajudar a impulsionar o turismo”, avançou.
Ana Novela, moradora, garantiu que o trabalho de limpeza vai continuar, para que estes locais sejam lugares acolhedores e seguros para os visitantes.
Os resíduos sólidos, em especial embalagens de plástico, como garrafas de bebida e sacos não reutilizáveis, são o principal tipo de detritos encontrados nos oceanos.
Comentários
Enviar um comentário