“Não há nada que pague a dedicação dos enfermeiros” – Filipe Jacinto Nyusi

 

O Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, saudou e prestou homenagem aos enfermeiros moçambicanos pela passagem do 12 de Maio, data consagrada a esta classe profissional.
Filipe Nyusi, que falava em Maputo, à margem da cerimónia de investidura dos novos membros do Conselho Superior da Comunicação Social (CSCS), disse tratar-se de homens e mulheres que sem olhar para o dia, nem para o relógio, debaixo de muitas incertezas, dão o seu saber para garantir a saúde dos cidadãos e manter viva a nação moçambicana e toda a humanidade.
“Em nome de todos os moçambicanos, dos quais faço parte, rendo homenagem a estes filhos que transportam o estandarte da saúde e da nossa vida. Os moçambicanos reconhecem que pela grandeza daquilo que enfermeiro dá, não há nada que possa pagar esta entrega e generosidade patriótica e humana”, disse.
É nesta perspectiva, apontou, que o Governo continuará ao lado do enfermeiro moçambicano, de forma a facilitar o exercício da actividade e sua inserção na sociedade.
O Dia Internacional do Enfermeiro celebra-se a 12 de Maio com vista a homenagear todos os enfermeiros do mundo e relembrar a importância destes profissionais na prestação de cuidados de saúde à população em geral.
A data foi criada pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, que todos os anos distribui um kit informativo deste dia e elege um tema para a celebração. O dia foi escolhido por assinalar o aniversário do nascimento de Florence Nightingale, que é considerada a fundadora da enfermagem moderna.
Florence Nightingale nasceu em Florença, Itália, no dia 12 de Maio de 1820. As visitas constantes que fazia com sua mãe a doentes foram decisivas na escolha do curso de enfermagem.
A sua dedicação rendeu-lhe a condecoração da Cruz Vermelha Real em 1883.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filipe Nyusi inaugura Clínica Marcelino dos Santos

Lar de idosos em reabilitação no Magoanine “C”

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"