Verónica Macamo enaltece apoio da ONU em prol da mulher

 

A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo Dlhovo, enalteceu, ontem, 24 de Maio, as boas relações entre Moçambique e a Organização das Nações Unidas (ONU), com destaque para os assuntos ligados ao bem-estar das mulheres.
Para a governante, que falava numa audiência que concedeu a Sub-secretária-geral das Nações Unidas e directora executiva da ONU-Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, o apoio da organização permitiu a adopção de instrumentos importantes para o empoderamento da mulher, sobretudo para equidade de género.
Destacou a aprovação das leis contra a violência doméstica, casamentos prematuros e das sucessões, que conferem as mulheres os merecidos direitos.
Na ocasião, fez saber que a iniciativa Spotlight e o programa Geração Biz registam bons avanços, sendo que este último está, até ao momento, em sete províncias.
“Estamos satisfeitos, como mulheres, porque sentimos realmente que as diferenças, em matérias de género, vão sendo removidas dia após dia. O nosso Governo agora está a encorajar as jovens a apresentarem-se em cursos de formação especializada”, disse Verónica Macamo.
Depois de ser recebida por Verónica Macamo, a Sub-secretária-geral das Nações Unidas e directora executiva da ONU-Mulheres manteve ainda encontro com a ministra do Género, Criança e Acção Social e também vai se reunir com os membros do Governo e de sectores relevantes no processo de empoderamento da mulher e promoção da igualdade de género.
A visita ao país tem como objectivo o estreitamento das relações de cooperação bilateral.
A ONU-Mulheres trabalha em Moçambique no fortalecimento da capacidade, no que tange à programas de assistência social, com destaque para o empoderamento das associações femininas, incluindo a educação de crianças, bem como erradicar a desigualdade entre mulheres e homens nos espaços de poder e tomada de decisão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol