SADC traça estratégias conjuntas para erradicação do terrorismo

 

O Presidente da República e em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Filipe Nyusi, disse ontem, 27 de Maio, que a cimeira da Dupla Troika da organização regional serviu para adoptar medidas visando eliminar pela raiz as acções terroristas em Cabo Delgado.
“Trata-se do reforço da capacidade operacional das forças de defesa e segurança no seu combate, que consiste em garantir a segurança fronteiriça, eliminação das fontes de financiamento do terrorismo e reconstrução das infra-estruturas destruídas”, referiu.
Nyusi sublinhou que o encontro consolidou a coesão como bloco regional e debateu as melhores formas de cooperação para ultrapassar os desafios de segurança decorrentes do terrorismo e extremismo violento.
“Por enquanto, foram abordados com profundidade e foram perspectivadas medidas conjuntas coordenadas para face às ameaças à paz, estabilidade social e económica dos países em benefício dos nossos povos” sublinhou o Presidente.
Para Filipe Nyusi, o evento permitiu ainda estabelecer parcerias necessárias para a paz, reforço da estabilidade política e económica na região da SADC, o que vai evitar a destruição de infra-estruturas sociais e económicas.
Segundo o Presidente em exercício da SADC, na cimeira houve espaço para a região, mais uma vez, reiterar com firmeza a rejeição aos actos subversivos e criminosos de grupos associados ao terrorismo global.
“Reconhecemos a importância de uma acção colectiva para vencer este mal, daí a importância de tornar operante a força em estado de alerta, como quadro que pode cobrir as intervenções bilaterais em função das vantagens activas e circunstanciais”, afirmou.
No primeiro evento, a cimeira da Troika do órgão da SADC Mais Moçambique, os líderes regionais adoptaram medidas aperfeiçoadas para combater o terrorismo e extremismo violento na região, que segundo eles, exige um entendimento das novas dinâmicas, para melhor perspectivar acções coordenadas, bem como, a conjugação de esforços para a erradicação do terrorismo particularmente na província de Cabo Delgado.
Para além de Nyusi, participaram na cimeira os presidentes do Botswana, Mogkweetse Masisi, do Malawi, Lazarus Chakwera, da África do Sul, Cyril Ramaphosa, da Tanzania, Samia Suluhu, do Zimbabwe, Emmerson Mnagwagwa, e ainda a secretária executiva da SADC, Stergomena Lawrence Tax. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol