Médicos da Covid-19 beneficiam de capacitação

 

Médicos e enfermeiros, que actuam na linha da frente contra a Covid-19, no Hospital Geral da Polana Caniço (HGPC), na cidade de Maputo, vão beneficiar de cursos de especialidade em cuidados intensivos sem precisar de passar exames.
A boa nova foi partilhada, ontem, 10 de Maio, em Maputo, pelo Ministro da Saúde, Armindo Tiago, durante a cerimónia de inauguração de um mural em homenagem aos profissionais de saúde das unidades sanitárias que tratan pacientes com a Covid-19.
Segundo o Ministro da Saúde, a medida foi aprovada, recentemente, num encontro entre a Associação e Ordem dos Médicos, em reconhecimento ao esforço da classe, que deverá continuar a contribuir na luta contra a pandemia.
Tiago indicou que o mural visa imortalizar o heroísmo dos profissionais de saúde que cumprem o juramento de salvar vidas, mesmo em meio a adversidades.
“O Centro de Internamento da Covid-19 do HGPC tem assumido um papel de relevo e é a face visível dos esforços que o Governo tomou para travar a propagação da doença e evitar o colapso do Sistema Nacional da Saúde”, disse o dirigente, reiterando que na unidade sanitária, milhares de vidas foram salvas.
Armindo Tiago indicou que as autoridades esforçaram-se para apetrechar o Centro de Internamento da Covid-19 da Polana Caniço e do Hospital Central de Maputo para responder a demanda imposta pela pandemia.
Na ocasião, a directora-geral do HGPC, Hélia Mananze, informou que pelo menos 44 profissionais já tiveram Covid-19, dos 308 funcionários da unidade sanitária.
“Desde o início da pandemia, recebemos 1.066 pacientes, dos quais 770 tiveram alta e restantes não resistiram a doença”, revelou a médica, acrescentando que actualmente nove pessoas estão hospitalizadas.
A médica agradeceu as autoridades pelo reconhecimento e reiterou o compromisso da classe em salvar vidas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol