Mais instituições passam a produzir estatísticas oficiais

 

A produção de informação estatística oficial no país passa a estar descentralizada, com a aprovação, pelo Governo, de novas instituições com competência para o efeito. Trata-se do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, ao qual foi delegada a competência para produzir informação sobre censos relacionados com a mineração, a Autoridade Tributária de Moçambique (estatísticas fiscais) e o Instituto Nacional de Saúde.
Ontem, em Maputo, realizou-se a primeira sessão do Conselho Superior de Estatística, que, para além de delegar competências às novas instituições para a produção de censos em coordenação com o Instituto Nacional de Estatística (INE), apreciou o Plano Estratégico do Sistema Estatístico Nacional do Sector referente a 2020-2024.
Intervindo na ocasião, o Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, destacou a necessidade de as instituições envolvidas na produção de censos apostarem na qualidade, visto que, para além de permitirem ao Governo, sector privado, académicos, investigadores e a sociedade civil no geral acompanharem a situação socioeconómica do país, servem de base para a avaliação de Moçambique pelos parceiros internacionais.
“É por isso que, neste contexto, se revela muito importante que o sistema estatístico nacional produza informação de qualidade para responder aos vários imperativos, incluindo o aprimoramento dos mecanismos do cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e, consequentemente, do crescimento económico”, disse.
Em declarações a jornalistas, a presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Eliza Magaua, explicou que, ao abrigo do novo paradigma, a sua instituição terá não só a competência de continuar a produzir censos, como também de validar os dados produzidos pelos demais organismos.
“O INE irá ajudar a capacitar os restantes sectores para que, quando se produzir um indicador, seja de leitura e percepção igual para todo o utilizador interessado na matéria. Portanto, é verdade que as outras instituições passam a ter autonomia para produzir indicadores, mas os resultados terão de ser validados pelo INE entanto que órgão reitor do sistema estatístico nacional”, disse Magaua.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol