UP-Maputo introduz pós-graduação em Acção Humanitária

 

A Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), em parceria com o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTEL), Universidade de Brasil e de Cabo Verde, vai introduzir, a partir do próximo ano, o curso de pós-graduação em Acção Humanitária.
O facto foi anunciado terça-feira pelo reitor da UP-Maputo, Jorge Ferrão, durante a reunião virtual sobre Acção Humanitária, Mudanças Climáticas e deslocados em África.
Jorge Ferrão justificou a decisão afirmando que existem no mundo cerca de 70,8 milhões de deslocados internos e externos, que necessitam de assistência humanitária.
Moçambique faz parte dos países que hospedam um número elevado de deslocados daí a necessidade de preparar as instituições do ensino superior para responderem ao desafio.
“Moçambique tem deslocados internos derivados dos conflitos existentes no país, mas tem também deslocados que vêm de outros países africanos, particularmente da região dos Grandes Lagos e muitos deles encontram-se no Centro de Maratane, em Nampula, norte do país”, disse, citado pela AIM.
Segundo Ferrão, a UP está consciente desta problemática social, por isso há dois anos decidiu estabelecer uma parceria com as aquelas universidades com o apoio da União Europeia e criar um curso de pós-graduação em Acção Humanitária.
“Esta acção humanitária tem alguns eixos fundamentais que consistem em dar apoio e assistência aos deslocados e refugiados, mas que seja uma assistência qualificada e que não seja apenas dar um saco de arroz e desaparecer”, observou.
Explicou que o curso deverá abordar temas tais como mudanças climáticas, o seu impacto, bem como repensar nas estratégias para apoiar grandes fluxos migratórios.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol