Mais de 112 mil passageiros recebem cartão “Famba”

 

Cento e doze mil passageiros das cidades de Maputo e Matola receberam o cartão “Famba” desde Fevereiro deste ano, com o qual é feito o pagamento de passagem nos transportes públicos e semicolectivos.
A informação foi avançada há em conferência de imprensa pelo presidente do Conselho de Administração na Agência Metropolitana de Transportes (AMT), António Matos, para quem foram transportados, no mesmo período, com recurso a este serviço, cerca de 220 mil passageiros.
O dirigente da AMT indicou que o trabalho desenvolvido após o lançamento do projecto, no dia 1 de Fevereiro, permitiu arrecadar pouco mais de 2,5 milhões de meticais de receita. 
Explicou que a introdução do sistema de bilhética electrónica decorre de forma faseada para permitir que os passageiros e operadores privados que ainda não se registaram adiram à iniciativa. 
“Decorre a capacitação de gestores dos autocarros, membros de tripulação e fiscais sobre a operação deste tipo de serviços, para garantir um funcionamento sem sobressaltos”, afirmou.
Matos apontou que um dos desafios é a redução dos custos operacionais, de modo que se introduzam mais soluções tecnológicas e outras alternativas de combustíveis, para que não seja apenas o diesel.
Por seu turno, o representante da Federação Moçambicana das Associações dos Transportadores Rodoviários (FEMATRO), Castigo Nhamane, referiu que a agremiação assinou um contrato que permite o uso do cartão “Famba” nos autocarros que circulam na área metropolitana do GrandeMaputo.
“Também acordámos a criação de equipas mistas, constituídas por agentes da Agência e do sector de transporte, para fiscalizarem o uso do serviço”, revelou, assegurando que não há divergência entre as partes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol