Novo terminal para “chapas” no Xipamanine

 

Os transportes públicos de passageiros de várias rotas da cidade e província de Maputo passam, a partir da próxima semana, a utilizar um novo terminal situado no mercado anexo de Xipamanine,  distrito de Nhlamankulu, na cidade de Maputo. 
O novo terminal vai funcionarno espaço do antigo edifício de Salubridade do Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM).
O projectoinsere-se na requalificação do mercado do Xipamanine, a ser concebido pelas direcções municipais dos Mercados e Feiras e de Mobilidade, Transporte e Trânsito.
Neste contexto, a comissão dos vendedores demoliu, quinta-feira, dois alpendres numa área de mais de 1400 metros quadrados, para a instalaçao do novo terminal.
Segundo Efraime Manhique, chefe da comissão dos vendedores, trata-se de um projecto que visa encorajar os informais que continuama vender nos passeios a abandonar estes locais eocupar as bancas vazias no mercado anexo doXipamanine.
“Grande parte dos informais desenvolvem as suas actividades nas paragens e terminais de transportes rodoviários, daí a necessidade da transferência do terminal para o interior do  mercado anexo, com vista a atrair o vendedor e o cliente  para este local”, explicou.
Os operadores dos semi-colectivos de passageiros enalteceram a iniciativa e afirmaram que o actual terminal de Xipamanine está longe de oferecer condições condignas para o exercício do seu trabalho, devido a imundície.
Para os vendedores, a aproximação do mercado e terminal vai minimizar o problema da falta de clientes e da concorrência desleal por parte dos que permanecem nos passeios.
A remodelação deste espaço contempla a construção de bancas, barracas, sanitários, entres outros, para acolher mais de três mil vendedores informais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol