Em prol da Francofonia, Moçambique e parceiros formaram Professores e Elaboraram Manuais da Lingua Francesa

Moçambique aderiu á francófonia em 2006 e durante este periodo até então mais de 1000 Professores de Língua Francesa foram formados dentro e fora do país, igualmente foram produzidos livros didácticos  em língua francesa.

Essa informação foi tornada pública pelo Vice-Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Manuel Banzo,  no dia 22 de Março de 2024, na Escola Josina Machel no âmbito  da cerimónia  de encerramento da quinzena da Francofonia.

"Dezoito anos após a adesão de Moçambique á Francofonia, mais de 1000 professores moçambicanosde Língua  Francesa foram formados na França, na Ilha Reunião  e nas diferentes Instituições  de formação  de Professores do nosso país. Igualmente foram elaborados vários  manuais de língua  Francesa, com destaque para " o Manual para 12ª classe" produzido pelo ministério  da Educação  e Desenvolvimento Humano, no ano 2018.", referiu Banze.

O Dirigente reiterou a disponibilidade do MINEDH  em continuar a trabalhar no reforço  da cooperação  com todos os parceiros em prol da francofonia.

Por seu turno, o Representante da Embaixada da França agradeceu ao MINEDH pela parceria e garantiu apoiar as escola para o desenvolvimento da Língua  Francesa no país.

Por outro lado, a Chefe do Departamento da Educação Ciência, Ensino Superior e Tecnico Profissional , Sandra Machaeiei, em Representação  do Secretário do Estado na Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, passou em revista as várias actividades que a Cidade de Maputo desenvolve no âmbito da promoção  da lingua francesa, da paz, democracia e Direitos Humanos a  destacar:  Festivais de teatro francófono, oficinas de professores, concurso de soletração na lingua Francesa, promoção  das culturas francofonas e participação  no projecto Mar Nosso.

Importa refrerir que, na cerimónia em alusão houve a premiação de alunos e professores que durante a quinzena participaram de varias actividades de ambito cultural e desportivo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol