Recenseamento eleitoral arranca no dia 15 de Março corrente, em todo país

Teve início no dia 15 de Março de 2024, em todo o território nacional, a campanha de recenseamento, com vista as eleições gerais – presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais – convocadas para o dia 9 de Outubro de 2024.
A propósito do acto, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) fez no dia 14 de Março de 2024, uma exortação, convidando a todos os cidadãos com 18 anos de idade completos ou a completar à data da realização do escrutínio, no sentido de se inscreverem nos postos de recenseamento mais próximos das suas residências, a fim de garantir o direito de eleger ou ser eleitos.
O recenseamento eleitoral terá a duração de 45 dias. Para a sua realização foram constituídas brigadas fixas e outras móveis que irão cobrir determinadas áreas, reduzindo assim a distância entre a residência e o posto de registo.
“Apelamos para que se façam presentes aos postos logo no início como forma de evitar constrangimentos nos últimos dias do processo”, apelou Carlos Matsinhe, Presidente da CNE.
Explicou que o sucesso do recenseamento depende do envolvimento das forças políticas, actores principais e instrumentos fundamentais para a participação democrática dos cidadãos na governação do país, associações cívicas, meios de comunicação social e a sociedade civil, em geral.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol