Quatro Escolas da Cidade de Maputo beneficiam-se do Projecto SYNERGI

A Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM e Serviço de Assuntos Sociais e Actividades Económica assinaram, no dia 06 de Março de 2024, um memorando para implementação do Projecto SYNERGI (Infraestruturas verdes urbanas alimentares e socialmente inclusivas).
O projecto com o objectivo de investigar o potencial da agricultura urbano de base comunitária para melhorar a segurança alimentar, a resiliência climática e inclusão social vai abranger na Cidade de Maputo as escolas Secundárias Francisco Manyanga, Heróis Moçambicanos, Quisse Mavota e Escola Básica de Chiango. 
O Director do SAS, Armando Mutemba, disse que por causa da localização das escolas da cidade no meio urbano, a instituição tem encoraja-las a usarem métodos inovadores para a produção de hortícolas 
“As escolas da Cidade de Maputo encontram-se no meio urbano, o que faz com que haja menor espaço para o desenvolvimento das actividades da produção escolar. Nesse contexto, encorajamo-las a praticarem a horticultura com métodos inovadores urbanos, como a produção hortícola em sacos, caixas ou vasilhames reciclados”, disse Mutemba 
Num outro desenvolvimento Mutemba trouxe evidencias que comprovam o potencial agrícola da Cidade de Maputo, exemplificando as feiras de produção escolas promovidas pelas escolas anualmente. Destacou igualmente que em 2019, antes da pandemia da COVID-19 as escolas colheram 8 toneladas de hortícolas.
“Anualmente, realizamos feiras distritais da produção escolar que culminam com a feira da Cidade, onde participam as escolas que se destacam ao nível dos distritos”.
Assim, congratulamo-nos pelo facto de, no âmbito do presente Acordo, potencializar a agricultura urbana nas nossas escolas, com vista a melhorar a segurança alimentar, bem como a resiliência às alterações climáticas em cidades. “Referiu Mutemba.
Por seu turno o Director da FLCS Prof. Doutor Samuel Quive falou da importância do projecto nas escolas, pois os alunos e professores   são os potenciais   agentes replicadores de todo conhecimento adquirido no projecto, para as suas famílias e Comunidades, melhorando desse modo a dieta alimentar.
De referir que, na Cidade de Maputo, A produção escolar não só abrange a agricultura, mas também inclui outras áreas, tais como: a pecuária, corte e costura, o artesanato, a carpintaria e a serralharia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol