Inaugurado no HCM centro de pesquisa clínica e treino

A infraestrutura com valências para liderar pesquisas científicas e ensaios clínicos nas mais diversas áreas de saúde com maior enfoque para inovações e treino na área do cancro, foi inaugurado no dia 08 de Marco de 2024, pelo Vice-Ministro da Saúde, Ilesh Vinodrai Jani.
Na ocasião, o governante disse que o empreendimento irá contribuir para a produção de conhecimentos e melhorar a área do diagnostico, tratamento, reabilitação do doente e desenvolvimento tecnológico em saúde.  
É espectativa do Ministério da Saúde, segundo Ilesh Jani, que este centro venha a contribuir em várias vertentes através da melhoria do ambiente científico no HCM, produzir ideias inovativas, aumentar a qualidade da investigação localmente produzida, incluindo os aspectos éticos que norteiam a área.  
Por sua vez, o Director Geral do HCM, Mouzinho Saide, disse na ocasião, que sendo o HCM, uma instituição com valências na área de formação e pesquisa, além da componente assistencial, o empreendimento recentemente inaugurado, vai melhorar a qualidade de investigação localmente produzida, que actualmente situa-se em noventa protocolos e vinte publicações em média, produzidos anualmente.
A entrada em funcionamento deste ambicioso projecto, só foi possível graças ao apoio do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio do SIDA (PEPFAR), através do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Centro de Colaboração em Saúde (CCS).
Na sua missiva, a Directora do CDC em Moçambique, Irene Benech, disse ser este, um momento marcante para o avanço da pesquisa clínica e da formação de profissionais de saúde em Moçambique, tendo na ocasião manifestado entusiasmo com relação ao trabalho a ser levado a cabo na área do cancro, um desafio de saúde considerado prioritário à escala mundial.
Já o representante da OMS em Moçambique, Tomas Valdez, felicitou o HCM por estar a reforçar a sua capacidade de resposta enquanto centro hospitalar universitário e disse que o centro constitui uma mais valia ao sistema nacional de saúde, pelo contributo que irá trazer à população no que tange à melhoria dos cuidados de saúde.
A criação deste centro, surge como um projecto inovador e abrangente às diferentes categorias profissionais e áreas afins e vai agregar maior valor à actividade científica produzido neste hospital, bem como atrair mais investimentos.
O Centro de pesquisa e treino ora inaugurado, já se encontra em funcionamento, estando neste momento a decorrer quatro estudos relacionados ao cancro do colo do útero e da mama, dos quais, dois ensaios clínicos que poderão trazer resultados inovadores para implementação de novas tecnologias para o diagnóstico, conduta de patologias com impacto a nível nacional e internacional.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol