Presidência do Conselho e Segurança: Moçambique elege paz e segurança

Defesa e Segurança em África e no Mundo será o tópico genérico de Moçambique quando voltar a assumir a presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Maio.

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, que hoje prestou a informação em Nova Iorque, ressalvou, contudo, que o assunto está ainda a ser debatido ao nível diplomático, sendo que o tema específico será conhecido nos próximos dias.

Estamos ainda a discutir os elementos que devem ser chamados à colação para que este tema seja discutido com propriedade, porque a grande questão é contribuir para que o mundo seja de paz e de harmonia, onde se viva sem medo de armas e sem medo de descontinuidades provocadas por guerras”, disse Verónica Macamo.

Explicou que os temas propostos no âmbito da presidência rotativa do órgão responsável pela segurança e paz mundiais, são antecipadamente analisados entre os membros do Conselho de Segurança da ONU, processo que ainda está em curso, razão pela qual Moçambique não pode, por enquanto, anunciar o tema específico.

Verónica Macamo falava a jornalistas moçambicanos momentos depois de participar, a convite do Reino do Japão, actual presidente do Conselho de Segurança da ONU, numa sessão Informativa Ministerial sobre o desarmamento nuclear, reunião que decorreu na sede da organização.

Em Maio, Moçambique assume pela segunda e última vez a presidência do Conselho de segurança da ONU, depois República de Malta, em Abril.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM