Provedor de Justiça satisfeito com o desempenho do HCM

O Provedor de Justiça, Isaque Chande, efectuou na manhã do dia 07 de Março de 2024, uma visita de trabalho ao Hospital Central de Maputo, com o objectivo de se inteirar das actividades desenvolvidas pela maior unidade sanitária do país.
No local, o guardião dos direitos do cidadão, defesa da legalidade e justiça, recebeu do Director Geral, Mouzinho Saide, notas de boas vindas e informações detalhadas sobre a estrutura, funcionamento, ganhos, desafios e perspetivas da instituição.
Na sua intervenção, Saide falou das principais realizações alcançados nos últimos anos, tendo na ocasião destacado alguns ganhos de entre os quais, os investimentos em infraestruturas, material médico cirúrgico e equipamento hospitalar.
Falou ainda da parceria hospital e comunidade, que permite um maior envolvimento e boa interação com os utentes onde estes, através de mecanismos colocados à sua disposição, podem apresentar reclamações, denúncias e até mesmo elogios.
Em contramão, mostrou-se bastante preocupado com a onda de cobranças ilícitas e mau atendimento perpetuado por alguns funcionários, que apesar das estatísticas indicarem uma redução acentuada, constituem ainda motivo de maior preocupação da instituição.
A contínua redução dos orçamentos em cada exercício económico, foi igualmente mencionado pelo dirigente, que anotou que a instituição vê muitas vezes suas metas comprometidas.
Reagindo, o provedor de justiça começou por esclarecer que a visita tinha por objectivo, disseminar as acções desenvolvidas pela instituição que dirige, cujo foco é a salvaguarda da luta pela defesa, direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos.
Isaque Chande, não poupou elogios à direcção do HCM, que segundo justificou, apesar das dificuldades do dia-a-dia, vem mostrando e de forma resiliente, uma boa prestação de cuidados de saúde à população.
Chande, trouxe à tona testemunhos de alguns utentes atendidos nesta unidade sanitária e que decidiram partilhar as suas histórias de sucesso, facto que para ele, tem um significado imensurável.
O provedor de justiça, elogiou os gestores do HCM pela abertura criada através dos diversos canais de comunicação, e desafiou a instituição a tornar-se em uma unidade sanitária modelo, colocando a qualidade de atendimento no topo das prioridades.
Antes da visita guiada às instalações, Isaque Chande, aproveitou a ocasião para fazer uma breve apresentação da sua instituição, tendo na oportunidade, encorajado os profissionais de saúde a se aproximar, sempre que sentirem os seus direitos violados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol