Roque Silva apela à conjugação de esforços para desenvolver Moçambique

O Secretário-Geral da FRELIMO, Roque Silva, apelou na manhã deste sábado, 02 de Março 2024, a comunidade moçambicana com quem se reuniu nos arredores Sandton, no âmbito da visita que efectua a África do Sul, a conjugação de esforços e saberes na busca de soluções para os problemas que enfrentam naquele país vizinho no seu dia a dia.

O dirigente que falava num salão lotado, começou por partilhar as principais incidências do país convidando os moçambicanos residentes na África do Sul a assumitem o sentido de amor à pátria contribuindo para o progresso e o desenvolvimento de Moçambique.

Roque Silva apelou ainda a todos a assumirem que o desenvolvimento requer esforços e sacrifícios de todos e que, os resultados só aparecem vencendo etapas.

Destacou os esforços do Presidente Nyusi na erradicação do terrorismo, cujos resultados são positivos apesar de focos de ameaça em alguns pontos de cabo delgado e que quase violentam o desenvolvimento económico.

Na sua mensagem a comunidade moçambicana residente na África do Sul, para além de dar boas vindas ao Secretário Geral, agradeceu pelo encontro, apresentou preocupações que vão desde as dificuldades de acesso aos documentos de identificação que facilitem o acesso das crianças ao à Escola cujos pais são moçambicanos, a extensão do tempo de validade dos vistos, o elevado custo para a obtenção do passaporte fixado em 1500 randes, entre outras.

Em reposta, o SG, disse ter anotado todas as preocupações, tendo assumido o compromisso de as encaminhar as entidades Governamentais competentes e apelado ao uso correcto das oportunidades que Governo de Moçambique tem criado naquele país tais como o acesso ao registo das crianças que nascem naquele país nos consulados moçambicanos ali instalados, o sistema já operacional que permite a obtenção do Bilhete de Identidade e do passaporte na Embaixada moçambicana apesar do elevado custo reclamado para a obtenção do passaporte.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vereador no Distrito Municipal KaMavota, escala o Bairro Hulene "A"

OJM no Distrito kaMpfumu organiza brigadas de assistência aos conselhos de círculo

OJM promove campeonato de futebol