Novo Inspector-Geral e Inspector-Adjunto da Saúde empossados pelo Primeiro-Ministro

Sua Excelência Adriano Maleiane, Primeiro-Ministro de Moçambique, empossou no dia 22 de Março de 2024, em Maputo, o novo Inspector-Geral e o Inspector Geral Adjunto da Saúde.

Trata-se de Norton Pinto e António Amade Amisse Assane, ambos quadros do Ministério da Saúde, sendo que o último já vinha desempenhando o cargo de Inspector Geral Adjunto Sectorial, desde setembro de 2021.

No seu discurso, Adriano Maleiane instou aos empossados a cumprirem com zelo e dedicação os cargos que passaram a assumir, em prol de mais e melhor saúde dos utentes do Sistema Nacional de Saúde.

Funcionário do Estado desde o ano 2002 e quadro do Ministério da Saúde (MISAU) desde 2013, Norton Pinto possui um bacharelato em Ciências Sociais (2000) e Licenciatura em Sociologia (2002) ambos graus académicos obtidos na Unidade de Formação e Investigação em Ciências Sociais (UFICS) da Universidade Eduardo Mondlane.

O novo Inspector Geral da Saúde é Pós-graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (2005) pelo Centro de Estudos de Pós-Graduação e Pesquisa Aplicada (CEPPA) do Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU) de Moçambique em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG do Brasil.

É Especialista de carreira e no seu percurso profissional desempenhou várias funções de direcção e chefia entre as quais, a de Chefe de Departamento Central de Recursos Humanos no Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia – MESCT (2002-2005); Director Nacional Adjunto de Administração e Recursos (2005 a Junho de 2013) e Inspector Superior (2013) ambas no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); e Director Nacional Adjunto de Recursos Humanos do MISAU (Outubro de 2013 a 2017).

Foi Membro da Comissão para Elaboração do Estatuto do Investigador Científico; Comissão para Elaboração das Carreiras de Tecnologia de Informação e Comunicação; e do Grupo Interministerial para Formação em Administração Pública (GIFAP).

Coordenou trabalhos de Elaboração de Estatutos Orgânicos e Regulamentos Internos para várias instituições do Estado; e actividades de elaboração dos Planos de Formação e Desenvolvimento de Recursos humanos para Ciência e Tecnologia e Saúde.

Até à data da sua nomeação como Inspector Geral da Saude, Norton Pinto, que substitui no cargo a Martinho Djedje (aposentado em 2023), era Director Nacional de Recursos Humanos, cargo que assumira em 2017.

Por seu turno, António Assane é Médico com 23 anos de experiência profissional no Sistema Nacional de Saúde. No Serviço Nacional de Saúde, desempenhou as funções de Director e Médico Chefe Distrital, Director Geral do Hospital Provincial, Médico Chefe Provincial, Director Provincial Saúde e Director Nacional Adjunto na Direcção Nacional de Assistência Médica.

De 2014 a 2021, desempenhou as funções de Director Nacional na Central de Medicamentos e Artigos Médicos. É Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, Mestre em Ciências – Biologia Humana e Experimental com especialização (pós-graduação) em Patologia Clinica/Medicina Laboratorial e Histocompatibilidade pelo Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Com a nova Lei da Saúde Pública, a Inspecção Geral da Saúde (IGS) passou a ser uma instituição tutelada.

Entre outras, a IGS tem como missão, fiscalizar e assegurar o cumprimento da legislação sanitária, administrativa, económico-financeira, em todas as instituições do Serviço Nacional de Saúde, assim como o cumprimento da legislação sanitária, administrativa no sector privado de Saúde.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vicente Joaquim inaugura “Mártires de Mbuzine”

Maleiane defende reflexão sobre cibersegurança na abertura da Moztech

Cidade de Maputo conta com novo comandante da PRM